BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Junho Vermelho - Tudo começa quando você estende a mão

06/06/2022

A campanha do Junho Vermelho é uma ação anual com intuito de conscientização da população sobre a importância de ser um doador de sangue. A campanha vem ganhando mais visibilidade e espaço a cada edição, contando com uma grande adesão das entidades, órgãos públicos e cidadãos em geral, levando mais informação às pessoas interessadas em colaborar.

A campanha surgiu através do dia 14 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem ao imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos. 

Junho Vermelho acontece neste mês também justamente por ser em uma época do ano em que as doações de sangue diminuem. Por isso, as ações realizadas são de extrema importância e valem para todo o ano.

Para nunca precisar de coletas de emergência, é necessário que, pelo menos 3,5% da população brasileira saudável doe sangue, mas o ideal seria em torno de 5%. Porém, números do movimento #PartiuDoarSangue mostram que, no Brasil, apenas 1,8% da população está disposta a doar sangue voluntariamente.

Infelizmente, tanto no Brasil quanto em outros países, a maioria dos voluntários são recrutados como doadores de sangue para uso de familiares ou amigos e os agentes dos serviços de tratamento de sangue utilizam recursos próximos a eles para recuperar o inventário de sangue usado.

Quem pode doar sangue?

Existem alguns requisitos para realizar a doação, eles são estabelecidos para a segurança de quem doa e de quem recebe. Eles visam evitar a transmissão de doenças, pois o organismo de quem recebe o tecido está fragilizado. Entre as restrições estão os casos de doenças virais, tatuagens recém-feitas, etc. 

Além disso, alguns critérios devem ser seguidos:

• Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, tendo consentimento formal do responsável legal para os menores de 18 anos e que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos para pessoas com idade acima;

• Peso mínimo de 50 kg;

• Ter dormido, no mínimo, 6 horas dentro das últimas 24 horas;

• Estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação;

• Apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial;

A importância do Junho Vermelho

A medicina, ao longo da história, evoluiu a ponto de descobrir tratamentos alternativos capazes de melhorar procedimentos e medicações. Sendo capaz de salvar muitas vidas com mais facilidade e até mesmo com menos recursos. Contudo, ainda existem coisas que não podem ser reproduzidas, como o sangue. Um paciente que precisa de uma transfusão, por exemplo, depende apenas da doação de alguém que tenha um tipo compatível.

Por isso, a doação é tão importante, pois esse ato de empatia consegue salvar vidas de forma rápida e simples. Seja um doador de sangue e incentive essa prática, a solidariedade é fundamental para salvar muitas vidas, inclusive a de alguém que você ama.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir