Ética na saúde: confiança entre médico e paciente
13/07/2021A ética é um dos princípios que, em relação à saúde, permite que um indivíduo se sinta seguro ao se colocar como paciente e se submeter aos cuidados de um profissional de saúde, assegurando que, a despeito de qual seja a sua mazela, ele será tratado com dignidade, respeito e isonomia.
Descrever uma enfermidade para um profissional de saúde é expor a privacidade de um indivíduo para outro. Essa ação inicia o relacionamento entre médico e paciente. Essa relação tem um código de conduta ética que tem a finalidade de garantir os direitos e deveres do paciente.
Por isso, uma das premissas mais importantes no código de ética é a ação de ganhar gradualmente a confiança do paciente para que este se sinta seguro em se submeter aos tratamentos médicos para a sua enfermidade. Entende-se por esta premissa que o paciente não chega confiando no profissional de saúde automaticamente. Assim como nos relacionamentos informais, a confiança é algo a ser conquistado também no relacionamento médico e paciente.
Há algumas atitudes que podem ajudar o profissional de saúde a alcançar esse objetivo:
✓ Fechar a porta da sala durante o atendimento;
✓ Ouvir com atenção;
✓ Olhar nos olhos no paciente;
✓ Ter empatia;
✓ Falar abertamente com sinceridade;
✓ Explicar e deixar as etapas do tratamento claras.
Ganhar a confiança do paciente não é uma tarefa fácil. Mas é o primeiro passo para que ele diga o que sente e descreva todos os sintomas, inclusive, os mais delicados. Quando o profissional de saúde tem a confiança do paciente conquistada, fazer o diagnóstico e conseguir a sua colaboração para realizar o tratamento é uma consequência natural.
Com o advento da internet, muitos pacientes já chegam no consultório com palpites sobre suas condições de saúde ou sobre seu diagnóstico. Caso você seja esse paciente, atenção: esteja aberto para confiar no que o profissional de saúde lhe falar ou lhe prescrever. Por outro lado, o médico deve explicar e garantir que o paciente entenda todo o processo para que ele confie no diagnóstico e no tratamento.
Conquistar a confiança do paciente é uma prática de humanização. Respeitar o tempo na construção da confiança e suas etapas é uma premissa ética que humaniza o paciente, mas também humaniza o médico.
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