BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Outubro Rosa - Prevenção é um ato de amor

03/10/2022

O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é celebrado em todo o mundo. Foi criado no começo da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, a Lei nº 13.733/2018 instituiu a data no país com o objetivo de ser celebrada todos os anos para espalhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero, além de tentar facilitar os serviços de diagnóstico e de tratamento para, assim, reduzir a mortalidade. 

O que é o câncer de mama e o câncer do colo do útero?

O câncer de mama é um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama. Existem diversos tipos, alguns evoluem com mais rapidez, outros não. Mas, a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, se diagnosticado no início.

Já o câncer do colo do útero, que também é conhecido como câncer cervical, é o 3° mais frequente na população feminina e ocupa a 3ª posição nas causas de mortes de mulheres, por causa do câncer, no Brasil.

Diagnóstico 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) não incentiva o autoexame das mamas como método de detecção definitiva desse tipo de câncer. O autoexame das mamas faz parte de uma ação de educação do próprio corpo. Porém, ele não substitui o exame realizado por profissional qualificado para esse procedimento.

No caso do câncer do colo do útero, ele se desenvolve lentamente e pode não apresentar sintomas visíveis na sua fase inicial. A detecção precoce é necessária para identificar os primeiros sinais da doença. Caso você observe alguma alteração em sua saúde, procure o serviço hospitalar mais próximo de sua residência.

Fui diagnosticado com câncer, e agora? 

Sabemos que o momento pós descoberta do câncer pode ser assustador, mas a informação pode ser um fator importante nessa fase. Mantenha contato com seu médico para saber sobre o seu tipo de câncer e o estágio em que se encontra, pesquise histórias de superação em fontes confiáveis e se inspire. E, caso ache necessário, procure suporte psicológico durante o tratamento do câncer.

Como a qualidade de vida pode ajudar na prevenção?

Dietas ricas em gorduras, obesidade e sedentarismo são fatores relacionados à incidência dessas doenças. Confira alguns hábitos saudáveis que contribuem para uma vida melhor e ajudam a prevenir o câncer:

• Realização de exercícios físicos;

• Evitar o fumo e excesso de bebida alcoólica;

• Evitar o sobrepeso e obesidade.

Alimentos que auxiliam na prevenção do câncer:

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 13% dos casos de câncer de mama no Brasil poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco que são relacionados ao estilo de vida, mais especificamente inatividade física e má alimentação. Confira alguns alimentos que podem auxiliar na prevenção:

• Frutas Vermelhas;

• Frutas ricas em vitamina C;

• Alho, Cebola, Soja e Feijão;

• Brócolis e Couve-flor;

• Tomate, Goiaba e Melancia.

Como dito anteriormente, investir em qualidade de vida é essencial, além de se cuidar, faça exames preventivos com frequência e se informe em fontes seguras. A informação, prevenção e diagnóstico precoce são seus maiores aliados nessa luta.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir