BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Conheça os perigos da Síndrome de Burnout

02/12/2021

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultantes de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é o excesso de trabalho. Essa síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Ela pode resultar em estado de depressão profunda e, por isso, é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

E quais são os sintomas?

Os principais sintomas da Síndrome de Burnout são:

Sensação constante de negatividade: É muito comum identificar discursos de negatividade em pessoas que sofrem com a síndrome, como se nada fosse dar certo.

Cansaço físico e mental: Geralmente, elas apresentam um cansaço constante e excessivo, difícil de recuperar.

Falta de vontade: Uma característica muito comum é a falta de motivação e vontade para fazer atividades sociais ou estar com outras pessoas.

Dificuldade de concentração: As pessoas também podem sentir dificuldade em concentrar-se em tarefas ou em uma simples conversa.

Falta de energia: Um dos sintomas que se manifesta é o cansaço excessivo e a falta de energia para manter hábitos saudáveis, como ir à academia ou ter um sono regular.

Sentimento de incompetência: Algumas pessoas podem ter o sentimento de que não estão fazendo o suficiente dentro e fora do trabalho.

Priorizar as necessidades dos outros: As pessoas que sofrem de síndrome de Burnout, costumam colocar as necessidades dos outros à frente das próprias.

Alterações repentinas de humor: Outra característica muito comum são as alterações repentinas de humor com muitos períodos de irritação.

Outros sinais frequentes da síndrome de Burnout é que os indivíduos acometidos costumam demorar muito tempo para realizar as tarefas profissionais, assim como faltar ou chegar atrasado muitas vezes ao trabalho. Quando tiram férias, é comum não sentirem prazer durante esse período, voltando para o trabalho com a sensação de ainda estar cansado. 

Tratamento

O tratamento para a síndrome de Burnout deve ser orientado por um psicólogo, normalmente é recomendada a realização de sessões de terapia. Elas irão ajudar a aumentar a percepção de controle frente a situações estressantes do trabalho, além de melhorar a autoestima e desenvolver ferramentas que ajudam a controlar o estresse. É importante diminuir o excesso de trabalho ou estudos, reorganizando os objetivos mais exigentes que havia planejado. Caso haja uma piora, a pessoa pode desenvolver uma depressão, que muitas vezes pode ser indicativo de internação para avaliação detalhada e possíveis intervenções médicas.

Cuidar da saúde mental ajuda a evitar o desencadeamento de diversas doenças e transtornos, como depressão e ansiedade.

Você não está sozinhx! Caso julgue necessário, procure ajuda profissional!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir