Dezembro Vermelho - O que você precisa saber sobre o HIV e a AIDS?
02/12/2022Dezembro é marcado como o mês de mobilização mundial sobre prevenção aos vírus do HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A Assembleia Mundial de Saúde (AMS), com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), determinou em 1987 que o dia 1º de dezembro seria oficialmente Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
Apesar de aproximadamente mais de 40 mil brasileiros conviverem com essa doença, infelizmente esse assunto é um grande tabu na sociedade.
A maioria dos portadores tem medo do diagnóstico e outras abandonam o tratamento, tudo isso fruto da marginalização do assunto sobre HIV e Aids, levando a maioria dessas pessoas à morte social. Que se trata de quando um cidadão com certo diagnóstico passa a ser visto com pena, condenado ou como um risco para sociedade, se tornando invisível para todos.
Sendo assim, o preconceito e a desinformação são os maiores causadores de morte.
Diferença entre HIV e AIDS
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, ou seja, pode causar a AIDS. Sendo assim, nem sempre quem tem HIV necessariamente possui AIDS. Muitas pessoas soropositivas podem viver anos sem apresentar sintoma e desenvolver a doença, mas podem transmitir por outros meios, como:
• Sexo vaginal sem camisinha
• Sexo anal sem camisinha
• Sexo oral sem camisinha
• Uso de seringa por mais de uma pessoa
• Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Com o avanço dos tratamentos atuais, os portadores dessa doença podem levar a vida normalmente hoje em dia. Mas é de suma importância que os exames sejam realizados precocemente, para maior sucesso no tratamento. O uso de preservativos masculinos e femininos é ainda a principal e mais eficiente maneira de se evitar o HIV.
PEP Sexual – Profilaxia Pós-Exposição Sexual
A Profilaxia Pós-Exposição é um tratamento com terapia antirretroviral por 28 dias para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de uma pessoa. Ela é indicada para quem pode ter tido contato com o vírus em alguma situação. Para ter sucesso, a PEP deve ser iniciada nas primeiras 2 horas e até 72 horas após a exposição ao vírus.
PrEP – Profilaxia Pré-Exposição
Já a Profilaxia Pré-Exposição é uma medida de prevenção ao HIV/AIDS. Ela consiste no uso contínuo de antirretrovirais, o que não substitui o uso de preservativos, e, assim, reduzindo o risco em até 90% de infecção pelo vírus do HIV. A PrEP é utilizada como estratégia de prevenção principalmente para pessoas em situação de grande vulnerabilidade (gays, travestis e transexuais) e que tenham dificuldade em utilizar o preservativo de maneira sistemática.
Como ajudar nessa causa?
Como dissemos anteriormente, a desinformação e o preconceito são fatores infelizmente letais nessa luta contra o HIV e a AIDS, falar sobre esse assunto pode ser desafiador, mas extremamente necessário.
Levante dados sobre a questão
A conscientização é um dos primeiros passos para exterminar qualquer doença. Assim como em campanhas de outros meses, é necessário tratarmos sobre informações concretas.
Saiba a diferença entre o HIV e AIDS. Conheça os meios de transmissão
Mostramos mais acima a diferença entre essas doenças, os meios de transmissão e as formas de tratamento. Essas informações são facilmente encontradas na internet ou, até mesmo, com um agente de saúde da UBS mais próxima da sua casa.
Promova a conscientização
Após se informar corretamente e em fontes confiáveis, utilize suas redes sociais para falar sobre o assunto, converse com seus amigos e familiares sobre essa questão, promova palestras em seu bairro, escola, faculdade e ambiente de trabalho. Juntos e com informação podemos combater e prevenir o preconceito.