BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Confira o panorama sobre a vacinação contra Covid-19

28/02/2022

Depois de muitas especulações e, com certeza, muita esperança, a vacina contra o coronavírus já é uma realidade mundial. Aqui, no Brasil, o plano de vacinação deu início em janeiro de 2021, quando o Ministério da Saúde (MS) confirmou a entrega de 6 milhões de doses da CoronaVac para todos os 26 estados e o Distrito Federal brasileiro.

A enfermeira Mônica Calazans, 54 anos na época, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. O objetivo, por meio das vacinas, é diminuir o contágio e os riscos de mortes que o novo vírus trouxe para toda população mundial. Com base em estudos e levando em conta os grupos prioritários, os trabalhadores de saúde, pessoas institucionalizadas (que residem em asilos) com 60 anos de idade ou mais, pessoas institucionalizadas com deficiência e população indígena aldeada, foram as primeiras pessoas a se vacinarem no Brasil.

Há 4 vacinas sendo aplicadas no Brasil

CoronaVac - desenvolvida e produzida pelo Instituto Butantan, é aplicada em duas doses, além do reforço;

AstraZeneca - desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford e produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, é aplicada em duas doses, além do reforço;

Pfizer - desenvolvida e produzida pela farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech, é aplicada em duas doses, além do reforço;

Janssen - desenvolvida e produzida pelo laboratório Janssen, do Grupo Johnson & Johnson, é aplicada em dose única, além do reforço.

E como está o plano de vacinação 1 ano depois?

Junto com o Ministério da Saúde, o governo de cada estado criou um cronograma de vacinação, na qual foi estipulado qual seria o dia para o brasileiro tomar a 1ª dose. Em São Paulo, por exemplo, o Governador João Dória determinou que as pessoas com 90 anos ou mais tomassem a vacina na segunda quinzena de janeiro de 2021; em fevereiro do mesmo ano, pessoas entre 85 e 89 anos foram beneficiadas.

Hoje, em 2022, os avanços da vacinação contemplam cada vez mais brasileiros, permitindo que jovens, adultos e idosos já sejam imunizados com a 3ª dose. No dia 22/01/2021, as principais capitais do país começaram a vacinar crianças entre 05 a 11 anos. O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil.

As 5 capitais com mais vacinas aplicadas

Dentre as 27 capitais do Brasil, somente 9 têm 70% da população vacinada com o esquema completo (duas doses ou dose única). As 5 principais são Fortaleza, Vitória, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo informações do consórcio de veículos de imprensa, disponibilizados pelo jornal Folha de São Paulo, o ranking da população vacinada é o seguinte:

1 - Fortaleza - 85,8% com a vacina completa;

2 - Vitória - 82,5% com a vacina completa;

3 - Florianópolis - 77,9% com a vacina completa;

4 - São Paulo - 75,6 % com a vacina completa;

5 - Rio de Janeiro - 74,1% com a vacina completa.

Observação: continue acompanhando os números em sites oficiais para atualização dos dados.

E como estão esses números mundialmente?

Segundo mostram os dados apresentados no site Our World in Data, 61,4% da população mundial recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19. 10,2 bilhões de doses foram administradas globalmente e 18,22 milhões agora são administradas a cada dia. Apenas 10%  das pessoas em países de baixa renda receberam pelo menos uma dose.

O site também mostra, com gráficos e tabelas, a parcela de pessoas vacinadas em cada país do mundo. Você pode verificar a situação das mais de 190 nações que existem.

Mantenha-se diariamente atualizado

Você pode ficar por dentro de como funciona o plano de vacinação, os agendamentos de doses e todos os detalhes sobre as vacinas aplicadas no Brasil, com a ajuda dos sites oficiais. Além do Our World in Data, o painel COVID-19, da OMS, apresenta diariamente o número de doses de vacina administradas globalmente. Também é possível se atualizar das notícias por meio do site do Ministério da Saúde, o site do Governo do seu estado e o site da Prefeitura do seu município.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir