Por que investir em saúde ocupacional?
11/05/2021De acordo com um levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho, atrás da China, Índia e Indonésia. De acordo com o Digital Workplace Health and Safety Observatory, o país registrou mais de 3,5 milhões de acidentes de trabalho entre 2012 e 2016. Cerca de 14.000 deles foram fatais.
A saúde ocupacional surgiu da necessidade de criação de uma área da saúde específica para cuidar do ambiente de trabalho dos colaboradores, promovendo a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida de todos dentro da empresa.
No entanto, esse investimento não é benéfico apenas para os colaboradores. A implantação de um sistema de prevenção de acidentes pode trazer muitas vantagens para as empresas, desde a melhoria da qualidade de vida ao aumento da produtividade e redução de custos.
Redução dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
Os empregadores que investem em segurança e saúde ocupacional podem prevenir situações que possam colocar em risco a saúde física e mental dos seus colaboradores. Através de medidas de prevenção de riscos e promoção da saúde, o risco de doenças ocupacionais e do trabalho é reduzido significativamente.
Diminuição de custos
Isso acontece devido a dois motivos principais: o primeiro baseia-se no fato de que a empresa gastará menos com licenças médicas e indenizações concedidas pela justiça por causa de acidentes que poderiam ter sido prevenidos. O segundo, diz respeito ao fato de que há menos interrupções, o que, logicamente, são prejudiciais para a empresa.
Além disso, ao realizar a troca de maquinários, por exemplo, é possível que ocorra a eliminação do ambiente insalubre e, com isso, a empresa não terá mais que arcar com adicional de insalubridade. O mesmo se aplica para outras taxas, como o valor pago de adicional de periculosidade.
Como sabemos, a segurança do trabalho é uma obrigação prevista em lei e as empresas precisam estar preparadas para receber inspeções do Ministério do Trabalho e visitas de órgãos responsáveis municipais ou estaduais.
Portanto, o investimento adequado neste setor garante a redução ou mesmo eliminação de complicações com a fiscalização do trabalho, multas e processos trabalhistas.
Melhoria da motivação e produtividade da equipe
O investimento em saúde e segurança ocupacional é fundamental para a satisfação dos funcionários. Um ambiente seguro e saudável, pode fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho dos colaboradores, por fazerem parte de uma organização que se preocupa com próprio bem-estar dos mesmos.
Além disso, com ambientes que não apresentam riscos ocupacionais, os colaboradores tendem a ficar mais motivados e focados em suas atividades, com menos dificuldades para realizar as tarefas. Como resultado, os empregadores podem fazer melhor uso da mão de obra.
Quer saber como promover a saúde ocupacional da empresa? Então, nos siga no Facebook, LinkedIn e Instagram para acompanhar as nossas dicas!
Para saber mais ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco.