BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Quem foi Florence Nightingale? 12 de Maio – Dia Internacional da Enfermagem

10/05/2024

A Enfermagem como a conhecemos, hoje, foi influenciada por uma mulher chamada Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820. O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado nesta data em sua homenagem.

Florence Nightingale implementou medidas de higiene, saneamento e cuidados com os soldados feridos e conseguiu reduzir drasticamente as taxas de mortalidade durante a Guerra da Crimeia em 1850.

Ela percebeu que morriam mais soldados nos hospitais, devido às condições insalubres, que em campo de batalha. Ela convenceu a rainha Vitória a dedicar recursos para melhorar as condições dos hospitais militares, através de dados estatísticos que apontavam padrões e tendências, como má higiene e falta de saneamento, as quais contribuíam para altas taxas de mortalidade.

Florence Nightingale foi uma das primeiras a usar gráficos estatísticos para visualizar seus dados de uma maneira acessível e impactante. Seu famoso "Diagrama da Rosa" mostrava as altas taxas de mortalidade entre soldados durante a Guerra da Crimeia de uma forma visualmente impressionante, destacando a magnitude do problema de forma clara e concisa.

Sua análise estatística foi fundamental para convencer autoridades militares e governamentais a implementar reformas nos hospitais, destacando a importância da coleta sistemática de informações para melhorar os sistemas de saúde.

Seu trabalho influenciou a criação da primeira escola de enfermagem secular do mundo, a Nightingale Training School for Nurses (Escola de Treinamento Nightingale para Enfermeiras), em Londres, em 1860. Esta escola definiu padrões educacionais para enfermeiras e ajudou a elevar o status da profissão.

Florence Nightingale era conhecida como a "Dama da Lâmpada", devido à sua ronda noturna para prestar cuidados aos feridos. Hoje ela é lembrada como a pioneira da enfermagem moderna e uma defensora incansável das reformas sanitárias.

Atualmente, reconhecemos que, além do valioso trabalho dos profissionais de enfermagem, também há vários outros profissionais trabalhando nas mais diversas áreas, contribuindo juntos para o bom funcionamento dos hospitais e das empresas de serviços de saúde. Todos esses profissionais continuam representando uma luz de esperança e acolhimento nas horas de dor e sofrimento.

Parabenizamos a todos os enfermeiros e enfermeiras e a todos os trabalhadores e trabalhadoras em empresas de serviços de saúde pelo seu dia.

---

Em resumo:

- Porque o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio?

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, uma mulher que implementou medidas de higiene, saneamento e cuidados com soldados feridos e conseguiu reduzir drasticamente as taxas de mortalidade durante a Guerra da Crimeia.

- Quem é considerada a mãe da enfermagem?

Florence Nightingale, que foi uma das primeiras a usar gráficos estatísticos para mostrar seus dados de uma maneira acessível e impactante. Seu famoso "Diagrama da Rosa" mostrava as altas taxas de mortalidade entre soldados durante a Guerra da Crimeia de uma forma visualmente impressionante, destacando a magnitude do problema de forma clara e concisa.

- Qual é o legado de Florence Nightingale?

Seu trabalho influenciou a criação da primeira escola de enfermagem secular do mundo, a Nightingale Training School for Nurses (Escola de Treinamento Nightingale para Enfermeiras), em Londres, em 1860. Esta escola definiu padrões educacionais para enfermeiras e ajudou a elevar o status da profissão.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir