BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Tudo o que você precisa saber sobre a NR-06

15/07/2022

A obrigação de qualquer empresa, por direito de seus trabalhadores, é que o ambiente de trabalho seja seguro. Muitas vezes, mesmo com todas as precauções, acidentes de trabalho acontecem, trazendo prejuízos para a saúde do colaborador e para a empresa.

Para evitar esse tipo de problema, existem regulamentações que determinam obrigatoriedades e ações para diminuir os índices de acidentes. E uma delas é a NR-06, que trata sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Durante a pandemia esse termo foi muito utilizado quando o uso da máscara de proteção foi exigido, mas os EPI's vão muito além disso. 

O que é a NR-06?

A Norma Regulamentadora 06 (NR-06) determina que a empresa forneça para seus colaboradores gratuitamente os  Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a realização de atividades de risco. Seu principal objetivo é preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores. Tanto empregadores quanto empregados devem seguir as regras e usar corretamente os equipamentos. 

Quando surgiu?

A primeira versão desta Norma Regulamentadora foi aprovada no dia 8 de junho de 1978. Foi editada pela Portaria MTb nº 3.214, e passou por várias mudanças ao longo dos anos. Atualmente, a última atualização traz regras diferentes das iniciais, após passar por um processo de revisão de sua estrutura e conteúdo.

Qual sua finalidade?

Como citado anteriormente, sua maior função é oferecer segurança ao trabalhador durante suas atividades. Do mesmo jeito, é um dever dos colaboradores seguir todas as regras e utilizar os equipamentos de proteção individual.

Vale reforçar que a Norma Regulamentadora 06 é direcionada para todas as áreas da economia, por isso, cada setor e empresa precisa entender os riscos do trabalho de seus funcionários.

Exemplos de EPI's:

• Óculos

• Capacete

• Máscaras descartáveis

• Cinto de segurança contra quedas

• Purificador de ar

• Protetor auditivo

• Luvas

O que acontece se uma empresa não seguir a NR-06?

Por ser uma lei diretamente ligada à saúde dos trabalhadores, o Ministério de Trabalho e Emprego são bastante rígidos quanto ao cumprimento dela, os órgãos fiscalizam as empresas com frequência atrás de irregularidades. Sendo assim, as empresas e colaboradores que não cumprem as regras ficam sujeitos a penalidades como processos judiciais e, até mesmo, suspensão das atividades. 

Pode-se concluir, então, que a NR-06 é uma lei que complementa a CLT. As empresas devem fornecer os equipamentos ideais, orientar seus colaboradores e fiscalizar sempre a utilização ideal dos EPI's.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir