BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Entenda o Outubro Rosa

08/10/2021

Veja a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A campanha foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen For The Cure, com o intuito de conscientizar e informar sobre a doença, além de proporcionar mais acesso a serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. 

No Brasil, a primeira atividade marcante ocorreu em São Paulo no dia 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. O engajamento do Governo Federal veio a partir de 2010, e por consequência, diversas entidades começaram a divulgar a campanha e passaram a iluminar prédios e diversos monumentos brasileiros, com a cor do movimento.

O que é o câncer de mama e o câncer do colo do útero?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há diversos tipos de câncer de mama. Alguns são de rápido desenvolvimento, enquanto outros crescem lentamente. Quando são tratados adequadamente e em tempo oportuno, a maioria dos casos tem bom prognóstico!

Grande parte dos casos podem ser detectados ainda em fases iniciais, aumentando as chances de cura, sem tratamentos agressivos, com taxas de sucesso satisfatórias. 

Também conhecido como câncer cervical, o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano - HPV.  A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doenças. Em alguns casos, ocorrem alterações dessas células. Essas alterações são facilmente descobertas em um exame de prevenção e curáveis em quase todos os casos.

Prevenção

A prevenção é o primeiro passo para a diminuição das taxas de mortalidade da doença. A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores de risco para o surgimento das doenças. Algumas precauções podem ser tomadas para evitá-las, como:

- Fazer visitas periódicas ao seu ginecologista;

- Fazer o autopalpação uma vez ao mês;

- Realizar o exame mamográfico uma vez por ano, após os quarenta anos.

A autopalpação é fundamental para que a mulher conheça as suas mamas detalhadamente, facilitando a percepção de qualquer alteração. Ela deve ser realizada mensalmente por todas as mulheres a partir dos 21 anos, porque ao contrário do que as pessoas acreditam, alguns tipos de cânceres de mama são mais frequentes em mulheres mais jovens. 

Sintomas e tratamento

Os sintomas devem ser investigados e analisados por um médico. A maioria dos casos pode ser perceptível ainda na fase inicial, por meio dos seguintes sintomas:

- Nódulo (caroço) fixo e indolor;

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja;

- Alteração no bico da mama;

- Pequenos nódulos nas axilas ou pescoço;

- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Com os avanços tecnológicos nos tratamentos, hoje há mais conhecimento sobre variações da apresentação da doença. O tratamento do câncer de mama depende da fase com que ele é descoberto e em que fase se encontra. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento biológico.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir