Depressão no ambiente de trabalho: 5 passos para a prevenção.
23/12/2021A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade há muito tempo, porém, ainda não é levada tão a sério. Nossa sociedade impõe alguns padrões que, na maioria das vezes, é inatingível, causando uma pressão para atingir as expectativas.
O ambiente de trabalho é cada vez mais competitivo, com rotinas exaustivas e escassez de tempo, fatores que ajudam no desenvolvimento desses distúrbios, desencadeando milhares de casos por todo o país. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão é a doença que mais incapacitou pessoas no último ano.
Ainda existem pessoas que não levam essa doença a sério e acreditam que é “frescura” porém, ela existe e cresce cada vez mais, mas, como qualquer outra doença, a depressão também tem prevenção!
Sintomas
Os principais sintomas da depressão são falta de vontade para realizar atividades que davam prazer, energia reduzida e cansaço constante. Estes sintomas surgem devagar, mas pioram ao longo do tempo, causando sofrimento e incapacidade de trabalhar ou manter interações com outras pessoas.
Prevenção
1 - Empatia
Cada colaborador é único. Fazer com que ele se sinta acolhido é essencial para evitar doenças e reduzir o afastamento.
2 - Modo de falar
Evite dar feedbacks negativos na frente dos colaboradores e, quando for necessário, use a melhor forma para falar. Isso pode aumentar a competitividade dentro do ambiente de trabalho.
3 - Invista em profissionais
Ter um psicólogo disponível na empresa pode ajudar a identificar os sinais da depressão precocemente e ajudar no tratamento.
4 - Tenha momentos de união
Colaboradores unidos tornam o ambiente muito mais leve, por isso, momentos de confraternização são tão importantes.
5 - Pausas são importantes
As pausas são importantes para aumentar a produtividade e descansar a mente. Invista em ginástica laboral, durante os intervalos.
Fique atento aos sinais que sua equipe está dando, a saúde mental é essencial para desenvolver um bom trabalho.