BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Salas de descompressão: a produtividade do descanso e descontração

23/06/2021

Imagine um espaço onde você e seus colaboradores possam fazer uma pausa durante o período de trabalho para relaxar, aliviar o estresse e renovar as energias. Essas são as, já conhecidas por muitas empresas, Salas de Descompressão: espaços de descanso e descontração disponibilizados pelas empresas aos seus colaboradores. Implementá-las dentro de empresas tem trazido resultados tão positivos que as organizações que experimentam essa ideia, via de regra, não voltam atrás.

Segundo pesquisa do Instituto IPSOS, cerca de 53% dos brasileiros tiveram piora na saúde emocional desde o início da pandemia, e segundo pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association), o Brasil ocupa a segunda posição entre os países com alto nível de estresse relacionado ao trabalho. Portanto, descomprimir é fundamental para aumentar qualidade de vida e a produtividade do colaborador. Mas o descanso efetivo só acontecerá se for realizado em um local apropriado.

As Salas de Descompressão podem conter várias seções para diferentes tipos de atividades: refeições, cochilo, leitura, conversa, jogos de mesa, atividades manuais, etc. Esses espaços também podem abrigar áreas que ofereçam certos serviços de relaxamento para os colaboradores, tais como música, dança ou massagem.O design interior desses ambientes deve ser criativo e inovador, podendo ser equipado com sofás, almofadas, pufes, redes, estantes de livros, etc. Há muitas outras ideias válidas que ajudarão os colaboradores a aproveitar bem o tempo de descanso.

Hoje em dia, ainda existe um pensamento de que esse tipo de espaço é válido apenas para empresas de tecnologia, inovação e publicidade, pois são empresas mais voltadas para a criatividade. Mas esse pensamento não condiz com as práticas de mercado de empresas de sucesso atualmente. Explicamos: a criatividade é uma habilidade necessária em qualquer ramo de atividade empresarial, assim como o descanso e a descontração são condições indispensáveis para a qualidade de vida e o bom rendimento dos colaboradores de qualquer organização.

A necessidade de um espaço apropriado para o descanso e descontração tem sido levada tão a sério que em 2018 foi aprovado o Projeto de Lei 292, que obriga os hospitais públicos e privados a criar uma sala de descompressão para ser utilizada pelos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Para esses profissionais, agora é Lei ter um espaço apropriado para descontrair e descansar.

O médico neurologista Lauro Seda Júnior declarou em uma entrevista para o Repórter São Paulo que, após o almoço, é importante que haja um repouso de 40 minutos a 1 hora. O repouso realizado em local adequado proporciona uma desconexão temporária saudável com os assuntos de trabalho para que os colaboradores mantenham a estrutura de suas emoções e pensamentos equilibradas. É nesses ambientes de descompressão que novas soluções e ideias inovadoras geralmente surgem.

Todos querem que sua organização tenha a fama de proporcionar um bom ambiente de trabalho, mas para que isso aconteça é necessário abandonar o sistema ultrapassado de gestão que fornece o mínimo necessário e cobra o máximo possível. Não dá para extrair resultados de um colaborador exausto e desmotivado, portanto, o melhor caminho é deixar essa política ultrapassada de gestão para trás e entrar para o time das empresas que se preocupam com a saúde, bem-estar e felicidade de seus colaboradores. Isso por si só já é um grande passo em direção ao sucesso da sua empresa.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir