BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

A importância dos cuidados com a Saúde Mental em tempos de pandemia

14/10/2021

O dia 10 de outubro foi estabelecido como o Dia Mundial da Saúde Mental, com o intuito de conscientizar a população acerca dos cuidados com a mente. Com o passar dos anos tivemos muitos avanços em relação a eles, porém ainda temos alguns preconceitos a quebrar. Assim como o adoecimento físico, qualquer alteração mental quando não tratada, pode resultar em doenças que podem levar à morte.

O conceito de saúde definido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é descrito como  um estado de completo bem-estar físico, mental e social. A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitam o equilíbrio dessas funções é essencial para um convívio social mais saudável. 

Suícidio e Transtornos Mentais

Um dos problemas que merecem atenção são os mitos e verdades que envolvem esse tema tão importante. Alguns estigmas ainda são muito presentes na realidade das pessoas que enfrentam problemas em relação à saúde mental. É preciso compreender que as disfunções orgânicas podem acontecer por diversos motivos e, por isso, as desordens mentais e físicas podem surgir. Por isso, os problemas mentais, tendências depressivas e picos de ansiedade se manifestam como um reflexo de fatores internos e externos.

Segundo a OMS, o suícidio é a 3º causa mais frequente entre jovens de 15 e 29 anos, sendo que em 90% dos casos estava relacionado a algum tipo de doença mental. Cerca de 96,8% desses casos estavam relacionados à depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de drogas. O Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão da América Latina e também é o país mais ansioso de todo o mundo. Frente a um cenário de pandemia, a comunidade médica se preocupa que uma epidemia paralela afete a saúde mental da população brasileira. O aumento do sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais deram indícios nesse período que foi marcado com o pico dos casos.

Fique atento aos sinais!

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Ela é essencial para ter uma melhor qualidade de vida e evitar problemas como ansiedade, exaustão e depressão. Portanto, é essencial observar qualquer sinal de que sua saúde mental não anda bem. Separamos os mais frequentes:

Isolamento

Isolar-se de todos, evitar sair com amigos ou participar de atividades sociais pode estar relacionado a problemas de saúde como depressão, transtorno bipolar, entre outras.

Problemas com o pensamento

Na depressão, as pessoas podem ter problemas para se concentrar e lembrar das coisas. 

Problemas com o sono

Cerca de 80% das pessoas com doença mental têm problemas com o sono.

Mudanças de apetite

Não ter vontade de comer e recusar qualquer comida, podem ser sintomas centrais da anorexia nervosa, um grave distúrbio psiquiátrico. 

Prevenção

Priorizar atitudes que aliviam o estresse é fundamental para tornar o cotidiano mais leve e promover o equilíbrio físico e mental. Confira algumas sugestões que podem ser úteis para evitar os desajustes mentais. 

Dê atenção a quem precisa

A falta de tempo deixa as pessoas muito ocupadas e isso tem contribuído para aumentar o isolamento social. Muitas alterações emocionais e físicas surgem como resultado desse afastamento. Pessoas isoladas e carentes são mais vulneráveis aos problemas depressivos.

Controle a ansiedade 

Controlar a ansiedade é um grande desafio, mas isso pode ser possível até mesmo naquelas situações muito difíceis. No entanto, é preciso treinar o cérebro para que ele aprenda a lidar com o que tenta nos dominar.

Cuide do sono e da alimentação

Uma boa noite de repouso em um ambiente tranquilo e confortável pode garantir o descanso e o relaxamento do corpo e da mente. Nosso organismo precisa de sono regular para que as funções sejam reparadas corretamente. Hábitos alimentares adequados influenciam bastante no bom funcionamento da mente. Muitos alimentos, principalmente os vegetais, têm elementos essenciais para evitar transtornos de humor.

Busque tratamento

A conscientização do problema é um dos pontos mais relevantes para alcançar o sucesso na recuperação dos sintomas e na minimização dos riscos que envolvem a doença. Atualmente, há alternativas para garantir a promoção da estabilidade emocional e psíquica de quem está em busca de auxílio profissional. Você não está sozinho!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir