BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Dia Nacional da Saúde

06/08/2021

A OMS - Organização Mundial da Saúde conceitua Saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças”. Mas por muito tempo a preocupação das políticas públicas de saúde giraram em torno de prevenir e tratar doenças. O conceito de saúde como conhecemos hoje é fruto do avanço da ciência, estudos e pesquisas que foram sendo desenvolvidos até se chegar ao que temos hoje. E o que temos hoje? Temos um conceito de saúde que não se trata mais de prevenir e tratar doenças apenas, mas de promover a Saúde.

O Brasil também teve a sua contribuição na evolução desse conceito mundialmente reconhecido. Em 05 de agosto é celebrado o Dia nacional da Saúde em homenagem ao aniversário do cientista e médico sanitarista Oswaldo Cruz (1872-1917.)

Conhecido mundialmente por suas pesquisas em microbiologia e pela fabricação de soros e vacinas, em 1904 Oswaldo Cruz liderou a primeira campanha brasileira obrigatória de vacinação contra a varíola, mal que assolava o Rio de Janeiro. O cenário era alarmante, mas Oswaldo Cruz e sua equipe se empenharam intensamente e as vacinas ficaram prontas para uso em seis meses. No início, sua campanha de vacinação gerou uma revolta entre a população, porém, com o tempo a sociedade passou a aceitar a ciência e entender os efeitos positivos dos imunizantes e, assim, passou a comparecer voluntariamente às campanhas de vacinação seguintes. Anos mais tarde, em 1973 o Brasil recebeu a certificação internacional de erradicação da varíola.

 

Em 1904, Oswaldo Cruz também liderou as primeiras campanhas públicas de saneamento no Brasil que começaram pela cidade do Rio de Janeiro e depois se estenderam de Norte a Sul do país. Sua campanha de saneamento no Rio de Janeiro tinha como objetivo acabar com a proliferação do mosquito que causava a febre amarela combatendo seus focos. Em 1909 o Rio de Janeiro fechou o ano com um índice zero de mortalidade por febre amarela, um marco que foi publicado no jornal The Times em Nova York.

 

Em conjunto com a campanha contra a febre amarela acontecia também a campanha para erradicar a peste bubônica em 1904, que foi a mais bem recebida pela população, pois era de conhecimento da maioria que os transmissores da doença eram as pulgas dos ratos. A campanha consistia em um esquadrão de cinquenta homens vacinados que caçavam ratazanas pela cidade, então espalhavam raticida e removiam o lixo. O sucesso da campanha pôde ser celebrado também em 1909, quando o Rio de Janeiro apresentou os registros mais baixo de casos de infecção por peste bubônica.

 

Em 1907 Oswaldo Cruz recebeu a medalha de ouro no XIV Congresso de Higiene e Demografia de Berlim por seus projetos de saneamento e campanhas de vacinação, sendo recebido como herói nacional em seu retorno ao brasil em 1908. Em 1911 ele também foi premiado ao receber o diploma de honra na Exposição Internacional de Higiene e Dresden, na Alemanha.

 

Seu legado foi tão importante que em 1967 o dia de seu aniversário foi instituído como Dia Nacional da Saúde. Ele foi um dos primeiros cientistas a entender que promover a saúde é contribuir com o desenvolvimento econômico e social de uma população.

 

De Oswaldo Cruz até os dias de hoje, a saúde continua evoluindo em seu conceito, ética e objetivos, tirando a doença do pedestal de preocupação e se colocando como o bem mais desejado pela sociedade. Em um dia tão significativo como esse a Meta não poderia deixar de fazer a sua homenagem e participar dos esforços de promoção da saúde. Aproveitamos para deixar para vocês alguns conselhos sobre boas práticas de saúde:

➲ Mantenhas seu cartão de vacina em dia;

➲ Faça exames de rotina anualmente;

➲ Use os EPIs necessários à sua função;

➲ Tenhas bons hábitos de higiene;

➲ Pratique exercícios físicos;

➲ Alimente-se bem;

➲ Tenha momentos de lazer com seus amigos, família e colegas de trabalho.

 

Lembre-se que a saúde é biopsicossocial. Isso significa que você precisa estar bem biologicamente, mas também psicologicamente e socialmente.

 

Você gostaria de saber mais sobre como ter bem-estar em todas essas áreas? Continue explorando nosso blog e navegando em nosso site!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir