BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Doenças Respiratórias Ocupacionais (DRO): o que é, tipos e como evitar

25/06/2024

As Doenças Respiratórias Ocupacionais (DRO) são causadas pela exposição gradual ou acidental a substâncias prejudiciais, como vapores, poeiras e gases. Esses fatores de risco podem gerar ou agravar males relacionados aos pulmões, faringe, brônquios e outros órgãos respiratórios.

Um desafio é que, diferentemente de outras doenças ocupacionais, a ação dos fatores de risco costuma ser invisível. Por isso, é muito importante desenvolver um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, em especial para detectar e acompanhar condições prévias que possam ser agravadas com o tempo.

Neste conteúdo, abordamos como reconhecer as doenças ocupacionais respiratórias e quais são os principais cuidados. Continue a leitura e entenda os impactos na saúde e na qualidade de vida das suas equipes de colaboradores!

O que são Doenças Respiratórias Ocupacionais?

Doenças Respiratórias Ocupacionais são problemas de saúde que comprometem o sistema responsável pelas trocas gasosas e pela promoção da respiração das células. Geralmente, estão associadas ao risco de inalação de gases, poeiras e vapores prejudiciais à saúde.

As partículas que agridem o organismo são recorrentes em diversas atividades, como mineração, indústria e construção civil. No entanto, não são exclusivas desses ambientes, e o ideal é que cada empresa mapeie os fatores de risco para avaliar medidas preventivas.

Quais são os tipos mais comuns de Doenças Respiratórias Ocupacionais?

Conhecer os tipos mais comuns de Doenças Respiratórias Ocupacionais ajuda a identificar os fatores de risco.

Asma Ocupacional

A asma ocupacional ocorre quando a inflamação dos brônquios é causada por agentes presentes no ambiente de trabalho. Proteínas de animais e plantas, substâncias químicas em detergentes e colas e poeira metálica são exemplos.

Os sintomas mais comuns são falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. A detecção ocorre em testes de função pulmonar. É importante realizar essa avaliação no exame admissional, pois, caso a pessoa tenha uma condição de saúde adversa, ela pode ser agravada com o tempo.

Bronquite Crônica

A bronquite está relacionada à inflamação com produção excessiva de muco nos brônquios. No tipo crônico, os agentes causadores costumam ser substâncias inaladas, como poeira, gases e vapores — químicos ou metálicos.

Tosse persistente e produção de muco são os sintomas visíveis. O diagnóstico também é realizado com exames clínicos e testes de função pulmonar.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A obstrução crônica consiste em bloqueios persistentes das vias respiratórias. Seus sintomas são tosse crônica, falta de ar e produção excessiva de muco, devido ao processo inflamatório.

Ambientes com poeiras minerais e gases irritantes são os mais perigosos em relação a esse tipo de doença ocupacional. Por isso, mineradoras e indústrias precisam ter atenção redobrada.

Silicose

A silicose é uma fibrose pulmonar. Devido à inalação da poeira de sílica, são criadas cicatrizes nos tecidos danificados do órgão, que comprometem severamente o processo respiratório.

Além da tosse crônica e falta de ar, a insuficiência respiratória costuma gerar fadiga. O diagnóstico envolve, além dos testes e exames, a radiografia pulmonar para entender a existência e o grau das lesões.

Quais são as principais causas de DRO?

Embora não se descarte os acidentes de trabalho, as Doenças Respiratórias Ocupacionais costumam estar relacionadas à inalação de partículas ao longo do tempo. Esse processo pode causar ou agravar condições de saúde adversas.

- Principais Causas de Doenças Respiratórias Ocupacionais;

- Exposição a poeiras minerais, como sílica e carvão;

- Inalação de vapores químicos e gases irritantes;

- Contato com metais pesados e compostos orgânicos voláteis;

- Ventilação insuficiente e falta de controle adequado de poluentes no ambiente de trabalho.

Igualmente, fatores externos ao trabalho podem contribuir para ocorrência ou agravamento de doenças ocupacionais respiratórias. Sedentarismo, tabagismo e poluição atmosférica são exemplos.

Como prevenir as Doenças Respiratórias Ocupacionais?

Medidas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho são fundamentais para prevenir Doenças Respiratórias Ocupacionais.

Faça o mapa de riscos

O ambiente de trabalho deve ser avaliado por profissionais de Medicina e Segurança do Trabalho para identificar os fatores de risco. Esses agentes, como poeiras, gases, névoas, fumos e vapores, precisam ser eliminados ou isolados para prevenir a inalação pelos colaboradores.

Adote Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Os EPIs são adotados quando não é possível eliminar ou isolar os fatores de risco. Nesse caso, em conjunto com soluções de mitigação, as pessoas devem ser protegidas com máscaras, respiradores faciais, filtros respiratórios e outras soluções, conforme o caso.

Realize exames 

Os exames admissionais são importantes para constatar condições de saúde prévias. Em conjunto, a empresa deve realizar exames periódicos para acompanhar a saúde das pessoas. O motivo é que, muitas vezes, os casos mais sérios de DRO são ocasionados por situações agravadas com o tempo.

Monitore o meio ambiente do trabalho

O ambiente de trabalho pode ser avaliado quanto à qualidade do ar e à presença de agentes químicos, físicos e biológicos. Em conjunto, a proteção ao colaborador pode ser melhorada com equipamentos de proteção coletivos, como ventiladores e filtros de ar.

Invista em treinamento e conscientização

A educação dos trabalhadores sobre riscos e práticas seguras é fundamental. No caso das Doenças Respiratórias Ocupacionais, isso ocorre não apenas com os cuidados nas atividades, mas com a conscientização sobre hábitos saudáveis.

Em síntese, a prevenção de Doenças Respiratórias Ocupacionais requer a cooperação entre colaboradores e empresas. Além de oferecer condições adequadas, EPIs e treinamento, a educação é um aspecto relevante para diminuir os riscos à saúde.

Para que seus colaboradores estejam mais conscientes sobre o tema, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e comece agora mesmo a conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde no trabalho!

Em resumo

O que são Doenças Respiratórias Ocupacionais (DRO)?

As Doenças Respiratórias Ocupacionais são causadas por agentes químicos, físicos ou biológicos do ambiente de trabalho e comprometem a capacidade de órgãos responsáveis pela troca de gases no organismo, como faringe, pulmões e brônquios. Poeiras, gases, névoas, fumos e vapores estão entre os principais veículos para exposição a esses riscos.

Quais são as Doenças Respiratórias Ocupacionais?

As principais Doenças Respiratórias Ocupacionais são:

- Asma;

- Bronquite;

- Doença pulmonar obstrutiva Crônica;

- Silicose.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir