BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Por que o uso de EPI faz diferença no dia a dia?

26/04/2022

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são dispositivos de segurança responsáveis por ajudarem a evitar e a minimizar acidentes no trabalho. Eles garantem integridade física àqueles que operam em situações de riscos.

O EPI é obrigatório e garante saúde

Algumas funções realizam tarefas que expõem o colaborador a características que prejudicam a saúde e, inclusive, podem ser fatais para a vida. Como o objetivo dos EPIs é justamente proteger alguém e evitar acidentes, torna-se uma obrigação das empresas fornecerem estes materiais.

Também é obrigatório que o colaborador faça uso dos EPIs, no horário de expediente, principalmente nos momentos de execuções de trabalho. O funcionário deve seguir as instruções sobre como usar os equipamentos, promovendo a conservação dos materiais recebidos.

A Norma Regulamentadora nº 6 é a responsável por trazer informações legais sobre Equipamentos de Proteção Individual. O empregador que não disponibilizar este tipo de proteção aos funcionários, sofrerá penalidades, como multas, por exemplo. Já o empregado que não cumprir o uso pode ser desligado por justa causa.

Os 5 principais tipos de EPIs

- Proteção auditiva

O equipamento mais usado para proteção auditiva é o protetor auricular ou tampões. São responsáveis por abafar ruídos altos e constantes que, ao longo do tempo, podem prejudicar a audição do colaborador.

- Proteção respiratória

Quando o empregado está vulnerável a produtos químicos, que podem ser inalados, é necessário que a empresa disponibilize máscaras e respiradores como método de proteção.

- Proteção visual

Seja por características de iluminação, radiação UV ou qualquer prática que pode colocar a saúde da visão em risco, óculos protetores, com modelos resistentes, devem ser utilizados para proteção dos globos oculares.

- Proteção facial

Alguns serviços realizados pelo colaborador os colocam em risco, caso partículas, respingos químicos, impactos e poeira sejam arremessados em direção a sua face. Por isso, a proteção nesta área é como um todo, protegendo rosto e olho uniformemente.

- Proteção da cabeça

Normalmente feito de material sintético, o capacete é um dos equipamentos mais indicados para proteger a região da cabeça. Eles servem para impedir grandes impactos como quedas e pancadas.

- Proteção dos pés

Os pés também são levados em conta na hora de pensar em proteção. Por isso,  é essencial o uso de calçados de segurança adequados, tais como botas, sapatos e tênis, que são utilizados em diversas funções.

Garanta a saúde dos colaboradores

As empresas têm como obrigação entender a importância de proteger seus colaboradores. Quanto mais a saúde é promovida, melhor a qualidade na entrega das tarefas, maior é o rendimento dos profissionais e menores são as taxas de absenteísmo e afastamento.

Cuidar da saúde do trabalhador é nosso maior objetivo dentro do serviço de saúde ocupacional, com uma gestão total e completa que garante uma redução nos custos com os colaboradores.

Clique AQUI e entenda mais sobre SAÚDE OCUPACIONAL.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir