Agosto Dourado - Mês de incentivo à amamentação
01/08/2022O Agosto Dourado é uma campanha dedicada ao incentivo do aleitamento materno. Neste mês, órgãos públicos e privados prestam serviço à sociedade, informando e orientando sobre todos os benefícios que o leite materno traz na formação do bebê.
Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em 1992, o Agosto Dourado. Essa campanha é mantida, no Brasil, pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Juntos, estes órgãos intensificam as publicidades, os informativos e todos os meios de comunicação que possam apresentar à grande massa o porquê mães e pais devem oferecer o leite materno como o primeiro alimento da criança.
Quais são os benefícios do leite materno?
Segundo a SBP, em um estudo feito pelo Departamento Científico de Aleitamento Materno, os benefícios do leite da mãe são inúmeros. Apresentamos os 5 principais para o bebê e para a mãe:
PARA O BEBÊ:
• Maior contato com a mãe;
• Melhora a digestão e minimiza as cólicas;
• Desenvolve a inteligência;
• Reduz os riscos de doenças alérgicas;
• Estimula e fortalece a arcada dentária.
PARA A MÃE:
• Diminui o sangramento no pós-parto;
• Acelera a perda de peso;
• Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio;
• Evita a osteoporose;
• Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto.
Além de todas essas maravilhas, o leite materno sacia a fome do bebê, sendo indicado para consumo exclusivo até os primeiros 6 meses de vida da criança, com adição de alimentos até o segundo ano de vida.
Perguntas frequentes feitas para o Ministério da Saúde
Até quando amamentar?
RESPOSTA: A recomendação é que o leite materno seja a principal fonte de nutrientes do bebê até os 2 anos de idade.
O alimento é realmente nutritivo?
RESPOSTA: Sim. O leite se adapta ao organismo do bebê, levando exatamente o nutriente que ele precisa. Em sua composição há proteínas, açúcar, vitaminas e minerais.
O leite materno previne doenças?
RESPOSTA: Sim. Previne doenças respiratórias, alergias e diabetes do tipo 2.
A saúde da mãe também melhora ao amamentar?
RESPOSTA: Sim. Além da conexão com o bebê, as mães que amamentam têm menos chances de desenvolver câncer de mama, câncer de ovário e osteoporose.
Objetivo do Agosto Dourado
Em 2021, segundo pesquisa feita pela OMS, apenas 39% das mães brasileiras conseguiram alimentar seus bebês exclusivamente com leite materno até os primeiros 5 meses de vida. E o objetivo da campanha é incentivar mais mulheres a amamentar, além de incentivar a ajuda médica em casos de problemas com o aleitamento.