BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Agosto Dourado - Mês de incentivo à amamentação

01/08/2022

O Agosto Dourado é uma campanha dedicada ao incentivo do aleitamento materno. Neste mês, órgãos públicos e privados prestam serviço à sociedade, informando e orientando sobre todos os benefícios que o leite materno traz na formação do bebê.

Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em 1992, o Agosto Dourado. Essa campanha é mantida, no Brasil, pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Juntos, estes órgãos intensificam as publicidades, os informativos e todos os meios de comunicação que possam apresentar à grande massa o porquê mães e pais devem oferecer o leite materno como o primeiro alimento da criança.

Quais são os benefícios do leite materno?

Segundo a SBP, em um estudo feito pelo Departamento Científico de Aleitamento Materno, os benefícios do leite da mãe são inúmeros. Apresentamos os 5 principais para o bebê e para a mãe:

PARA O BEBÊ:

• Maior contato com a mãe;

• Melhora a digestão e minimiza as cólicas;

• Desenvolve a inteligência;

• Reduz os riscos de doenças alérgicas;

• Estimula e fortalece a arcada dentária.

PARA A MÃE:

• Diminui o sangramento no pós-parto;

• Acelera a perda de peso;

• Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio;

• Evita a osteoporose;

• Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto.

Além de todas essas maravilhas, o leite materno sacia a fome do bebê, sendo indicado para consumo exclusivo até os primeiros 6 meses de vida da criança, com adição de alimentos até o segundo ano de vida.

Perguntas frequentes feitas para o Ministério da Saúde

Até quando amamentar?

RESPOSTA: A recomendação é que o leite materno seja a principal fonte de nutrientes do bebê até os 2 anos de idade.

O alimento é realmente nutritivo?

RESPOSTA: Sim. O leite se adapta ao organismo do bebê, levando exatamente o nutriente que ele precisa. Em sua composição há proteínas, açúcar, vitaminas e minerais.

O leite materno previne doenças?

RESPOSTA: Sim. Previne doenças respiratórias, alergias e diabetes do tipo 2.

A saúde da mãe também melhora ao amamentar?

RESPOSTA: Sim. Além da conexão com o bebê, as mães que amamentam têm menos chances de desenvolver câncer de mama, câncer de ovário e osteoporose.

Objetivo do Agosto Dourado

Em 2021, segundo pesquisa feita pela OMS, apenas 39% das mães brasileiras conseguiram alimentar seus bebês exclusivamente com leite materno até os primeiros 5 meses de vida. E o objetivo da campanha é incentivar mais mulheres a amamentar, além de incentivar a ajuda médica em casos de problemas com o aleitamento.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir