BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

O que é o DDS e como essa prática pode ajudar a reduzir acidentes no trabalho?

11/04/2022

O DDS é a sigla para Diálogo Diário de Segurança e nada mais é do que a prática de realizar um bate-papo informal com os colaboradores no início do expediente. O objetivo é conscientizar sobre as medidas de segurança para as tarefas do dia.

Ao criar esse hábito, a empresa mostra que está preocupada com a saúde e segurança dos colaboradores, pode ter um aumento na produtividade, reforça os principais conceitos de segurança e pode ter uma redução de custos e de acidentes. Dessa forma, o ambiente de trabalho se torna um local mais agradável para todos.

Como organizar o DDS?

Inicialmente é necessário que a empresa organize um calendário e comunique a todos os trabalhadores sobre a proposta, as datas e o local em que serão realizadas essas reuniões.

Definido tudo, o ideal é que ocorra um bate-papo no início do expediente, comentando sobre as tarefas do dia, normas da empresa, medidas protetivas, quais EPIs precisam ser usados, falhas fatais, campanhas gerais de prevenção, saúde ocupacional e também citando casos reais ou notícias recentes, de forma a conscientizar a todos os trabalhadores sobre a prática segura do trabalho e a manter o bem-estar de todos.

Para liderar essa conversa não existe um pessoa responsável apenas, pode ser o profissional de segurança do trabalho na empresa, integrantes da CIPA, os próprios colaboradores em revezamento, pessoas que entendem do assunto do dia e também especialistas convidados para falarem sobre o tema.

Boas práticas para o DDS

Para que você possa realizar esses Diálogos Diários de Segurança da melhor forma, separamos alguns itens abaixo:

▶ Garanta que todos tenham acesso às datas e aos locais de realização, crie um calendário para a equipe;

▶ No fim do bate-papo, deixe aberto para interação com os colaboradores, para que possam participar e dar opiniões;

▶ Não estenda esse momento por mais de 15 minutos;

▶ Fale em uma linguagem acessível e de bom entendimento a todos os envolvidos;

▶ Documente e deixe o material disponível a todos;

DDS e NR-1

Apesar de não ter nenhuma Norma Regulamentadora para o DDS, há um trecho na NR-1 que fala sobre capacitação e treinamento em Segurança e Saúde do Trabalho. Sendo a DDS considerada como treinamento inicial, a norma diz:

1.7.1.2.1 O treinamento inicial deve ocorrer antes de o trabalhador iniciar suas funções ou de acordo com o prazo especificado em NR.

Dessa forma, lembre-se, o diálogo diário é uma prática em equipe e é importante que se torne um hábito entre os colaboradores, para, assim, aumentar a segurança, saúde e bem-estar de todos e reduzir possíveis riscos para a empresa.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir