BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

O que é a NR-5?

06/10/2021

Conheça suas principais funções e a sua importância no ambiente de trabalho

Para entendermos o conceito da NR-5, primeiro, precisamos saber o que são as Normas Regulamentadoras. Basicamente, elas são um conjunto de disposições e procedimentos técnicos relacionados à segurança e à saúde do trabalho em determinada atividade. Os principais objetivos das NR’s são instruir os empregados e empregadores a respeito das precauções que devem ser tomadas para evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, além de preservar e promover a integridade física do trabalhador.

O principal objetivo desta NR é prevenir e identificar possíveis riscos para o funcionário antes mesmo de ocorrer. Por isso foi desenvolvida a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que é responsável pelas medidas necessárias a serem tomadas na empresa.

Mas, afinal, o que é CIPA?

A CIPA é uma exigência legal para todas as empresas acima de 20 funcionários, sendo formada por empregados e representantes da empresa, com o principal objetivo de prevenir acidentes, promover a saúde do trabalhador, segurança e garantir boas condições de trabalho em todos os setores. Além disso, a empresa deve respeitar e proporcionar recursos suficientes para os trabalhadores da CIPA, conforme orientações contidas na NR-5.

Agora que já sabemos a sua importância, precisamos conhecer as principais funções:

1 – Identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho e propor soluções;

2 – Verificar constantemente as condições para que o trabalho seja realizado;

3 – Registrar e mencionar todas as condições de riscos no ambiente de trabalho;

4 – Orientar e liderar ações para melhorar as práticas de segurança.

Por isso, para que sejam aplicadas todas as regras da NR-5, é necessário que a própria empresa implemente a CIPA, ou, em alguns casos, dependendo do tamanho da empresa, pode ser necessário que o empregador busque um serviço especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET) para orientação dos profissionais em relação aos procedimentos e regras necessárias para a realização do trabalho com segurança.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir