A importância estratégica da saúde organizacional
27/04/2021As Normas Regulamentadoras nos apresentam as obrigações, direitos e deveres que devem ser cumpridos pelos empregadores e colaboradores. Entre os tópicos apresentados, a Saúde Organizacional tem um local de destaque.
Já é um consenso o fato de que, além de prezar pela saúde dos colaboradores, o bem-estar coletivo é uma forma de manter a produtividade elevada. Diante da concorrência cada vez mais acirrada e dos mercados em transformação, é fácil perceber que as empresas precisam entender e fortalecer o conceito de saúde organizacional.
A pressão por resultados, demanda por treinamento e performance, prazos apertados, tarefas pesadas e conflitos internos são apenas alguns dos elementos do dia a dia corporativo que podem ser prejudiciais. Todos estes fatores podem levar ao esgotamento físico e intelectual da equipe, comprometendo assim a produtividade.
No entanto, é importante ressaltar que há outros aspectos a serem considerados, que afetam diretamente a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Caos no trânsito, violência e mudanças nas condições econômicas do país levam à exaustão, que por sua vez podem levar à negatividade, irritação e apatia.
Para medir a saúde da organização, é necessária uma avaliação dos seguintes fatores: Produtividade, Absenteísmo e Clima organizacional. A partir da análise destes indicadores, medidas para melhoria do ambiente organizacional podem ser aplicadas.
Portando, listamos as principais formas de elevar a saúde organizacional de sua equipe:
• Pesquisa de clima organizacional;
• Incentivo a aprendizagem;
• Estabelecimento de metas possíveis;
• Aplicação de feedbacks assertivos;
• Investimento na saúde dos colaboradores.
A Meta é especializada em soluções humanizadas e eficientes, melhorando a relação dos colaboradores com o ambiente organizacional.
Ficou interessado? Entre em contato conosco!