BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

A importância estratégica da saúde organizacional

27/04/2021

As Normas Regulamentadoras nos apresentam as obrigações, direitos e deveres que devem ser cumpridos pelos empregadores e colaboradores. Entre os tópicos apresentados, a Saúde Organizacional tem um local de destaque.  

Já é um consenso o fato de que, além de prezar pela saúde dos colaboradores, o bem-estar coletivo é uma forma de manter a produtividade elevada. Diante da concorrência cada vez mais acirrada e dos mercados em transformação, é fácil perceber que as empresas precisam entender e fortalecer o conceito de saúde organizacional. 

A pressão por resultados, demanda por treinamento e performance, prazos apertados, tarefas pesadas e conflitos internos são apenas alguns dos elementos do dia a dia corporativo que podem ser prejudiciais. Todos estes fatores podem levar ao esgotamento físico e intelectual da equipe, comprometendo assim a produtividade. 

No entanto, é importante ressaltar que há outros aspectos a serem considerados, que afetam diretamente a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Caos no trânsito, violência e mudanças nas condições econômicas do país levam à exaustão, que por sua vez podem levar à negatividade, irritação e apatia. 

Para medir a saúde da organização, é necessária uma avaliação dos seguintes fatores: Produtividade, Absenteísmo e Clima organizacional. A partir da análise destes indicadores, medidas para melhoria do ambiente organizacional podem ser aplicadas. 

Portando, listamos as principais formas de elevar a saúde organizacional de sua equipe: 

• Pesquisa de clima organizacional;

• Incentivo a aprendizagem;

• Estabelecimento de metas possíveis;

• Aplicação de feedbacks assertivos;

• Investimento na saúde dos colaboradores.

 

A Meta é especializada em soluções humanizadas e eficientes, melhorando a relação dos colaboradores com o ambiente organizacional.

Ficou interessado? Entre em contato conosco!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir