BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio nas organizações

03/09/2021

A OMS (Organização Mundial da Saúde) registra cerca de 800 mil mortes por suicídio por ano, sendo a principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Portanto, devemos entender que o suicídio é um problema de saúde pública que afeta todo o globo e precisa da atenção e envolvimento de todos.

 

Comportamento suicida

Grande parte dos casos de suicídio estão associados a um ou mais transtornos mentais que geram uma dor emocional intensa, sendo essa dor capaz de levar o indivíduo a enxergar o suicídio como uma solução para acabar com esse sofrimento. Os principais transtornos mentais são: 

• Depressão;

• Transtorno bipolar;

• Alcoolismo e abuso/dependência de outras drogas;

• Transtornos de personalidade;

• Esquizofrenia.

 

Sendo assim, a decisão pelo suicídio não deve ser vista como uma tentativa de chamar a atenção escolhida em pleno exercício de livre arbítrio de um indivíduo. Invariavelmente, há um quadro clínico por trás que precisa ser tratado por um médico adequado.

Há outros fatores de risco de menor incidência, mas aos quais devemos também estar atentos, tais como: sentimentos de desesperança, desamparo e desespero, diagnóstico de doenças, traumas emocionais de infância/adolescência e bullying.

 

Ações para prevenção ao suicídio

É possível prevenir o suicídio se cidadãos e profissionais de saúde de todas as áreas estiverem atentos aos fatores de risco que se apresentam no comportamento do indivíduo e souberem lidar com a situação. Seguem abaixo algumas orientações úteis sobre como prevenir:

 

Programas de saúde e qualidade de vida: a promoção de programas de saúde e qualidade de vida é um tema que já vem sendo desenvolvido como estratégia importante no estabelecimento de uma boa cultura organizacional. Portanto, podemos acrescentar mais uma boa razão para que essa pauta seja levada a sério e colocada em prática nas organizações, pois é dever também da empresa privada priorizar a saúde de seus colaboradores. Promover saúde em todas as esferas da vida de um indivíduo é a principal estratégia para prevenir o suicídio.

 

Informação e sensibilização: setembro é o mês oficial da campanha de prevenção ao suicídio, conhecida como “setembro amarelo”. Se envolver ativamente nessa campanha é uma boa maneira de promover a informação e sensibilização dos seus colaboradores e contribuir para uma sociedade mais preparada para identificar fatores de risco e saber lidar com a situação. Colaboradores sensibilizados e informados corretamente sobre o assunto podem ser excelentes agentes apoio a seus colegas de trabalho e a seus familiares e amigos.

 

Canais de atenção e encaminhamento: em casos de colaboradores que apresentam fatores de risco de suicídio é sempre melhor prestar apoio do que ignorar o problema. Executar projetos de canais de atenção e encaminhamento para que o colaborador tenha assistência médica especializada tem custos baixos e podem contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e tem grande impacto na prevenção ao suicídio.

 

Se a sua empresa ainda não iniciou um plano estratégico para lidar com essa questão de saúde pública tão importante, aproveite o momento e comece agora. Não fique de fora desse esforço global em prol da preservação da vida.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir