BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Doar sangue, um ato revolucionário de solidariedade

25/11/2022

“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”, dizia o escritor Franz Kafka. O ato de doar sangue representa muito bem essa frase, pois é um dos maiores atos de voluntariado e empatia, capaz de salvar vidas. 

Nesse contexto, uma simples ajuda pode ajudar e transformar realidades, como no caso do deslizamento do Morro do Bumba, em Niterói, em 2010 e em diversos outros casos de desastres ambientais, onde milhares de pessoas se prontificaram a doar alimentos, moradia, roupas e sangue para os feridos. 

Porém, existem alguns empecilhos que impedem a população brasileira de serem doadores constantes. 

As problemáticas de ser um doador de sangue no Brasil

Infelizmente, a falta de conhecimento colabora com a desinformação sobre a importância de doar sangue. Não existem muitas campanhas publicitárias em TV aberta, rádio e, até mesmo, nas redes sociais. 

Por isso e outros fatores, no Brasil, a cada mil pessoas, 14 apenas são doadoras regulares, um número extremamente menor do que recomenda a Organização Mundial da Saúde. Sendo assim, a quantidade de doadores é menor que a demanda necessária. 

Outro fator que influenciou negativamente a doação de sangue, até pouco tempo atrás, era a proibição de homossexuais realizarem o ato. Hoje, essa discriminação não existe mais, porém, muitas vidas poderiam ser salvas através dessas doações que não foram realizadas. Vale lembrar que a orientação sexual não pode ser critério de seleção e sim a condição de saúde dos indivíduos.

Benefícios de ser um doador de sangue

Apesar de todas as outras problemáticas de se tornar um doador no Brasil, muitas pessoas ainda têm esse ato como um tabu, por medo de ter algum efeito colateral ou algo parecido. Mas não existe nenhum problema em doar sangue, muito pelo contrário, existem diversos benefícios. Confira:

- Reduz o excesso de ferro;

- Pode identificar problemas de saúde;

- Reduz o risco de doenças cardíacas;

- Reduz a incidência de câncer.

Após a pandemia, houve uma queda de 10% nas doações no Brasil. Por isso, é necessária a divulgação e conscientização da população para que se tornem doadores regulares. Ao doar, você pode salvar até 4 vidas. Espalhe informações sobre doar sangue, torne-se um doador, se possível, e incentive amigos e familiares a fazerem o mesmo. Juntos podemos fazer mais pelo próximo!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir