Medicina Preventiva e sua importância para a saúde pública
26/08/2022A medicina preventiva é uma especialidade médica que tem como foco evitar o surgimento de doenças, promovendo a saúde da população, reduzindo danos causados pelas enfermidades e melhorando a qualidade de vida de pessoas submetidas a exames e tratamentos.
Esta especialidade trabalha com um amplo conceito de saúde e vai além de consultórios e de relações individuais entre médicos e pacientes. Neste artigo iremos conferir quatro níveis onde a medicina preventiva atua e quais são as diferenças entre prevenção de doenças e promoção de saúde, continue a leitura!
Níveis de atuação
A medicina preventiva é compreendida por quatro níveis de sua atuação. O modelo foi implantado por Hugh Leavell e Edwin Clark em 1976, numa publicação onde eles desenvolveram a teoria da História Natural da Doença.
Os objetivos são preservar a saúde individual, desde o momento em que a pessoa ainda está saudável até a redução de danos de uma doença. A prática é realizada no presente, buscando fazer mapeamento de riscos ou surgimento de doenças futuras. Assim, a atuação é dividida em quatro partes: prevenção primária, secundária, terciária e quaternária.
Prevenção primária
Neste nível de prevenção os cuidados começam com a pessoa desde a gestação. Assim, garantindo melhores condições para a vida em seu estágio inicial.
Podemos também destacar orientações sobre estilo de vida, estimulando a prática de atividades físicas, dicas sobre alimentação saudável, campanhas sobre o tabagismo, entre outras.
Prevenção secundária
Aqui é abordado o diagnóstico precoce e tratamento das doenças na sua fase inicial, diminuindo a taxa de mortalidade. Identificar precocemente uma doença crônica é necessário para evitar que ela atinja um nível mais crítico e perigoso.
Prevenção terciária
O nível terciário faz redução dos sintomas e das complicações das doenças já existentes, oferecendo qualidade de vida para o paciente, independente de qualquer condição. O objetivo é reduzir os prejuízos causados pelo problema de saúde. Esse estágio acompanha o indivíduo garantindo proteção e reabilitação.
Prevenção quaternária
Este nível passou a ser conhecido no início do século XXI. Foi proposto pelo médico Marc Jamoulle e oficializado pela Organização Mundial dos Médicos Gerais de Família e de Comunidade (WONCA).
A intenção de discutir esse quarto nível de medicina preventiva vem da preocupação ética com administração de tratamentos e procedimentos que podem ser dispensáveis. Ela debate algumas questões como a medicalização de casos de risco e aumento de pacientes hipocondríacos.
Importância da medicina preventiva
Com a medicina preventiva é possível diagnosticar doenças genéticas que podem ser acompanhadas e tratadas constantemente, para que não haja complicações futuras. Os benefícios trazidos pela promoção e prevenção da saúde são: bem-estar, qualidade de vida, redução de taxas de mortalidade e impactos financeiros.
Se você gostou deste conteúdo, acompanhe o blog da META e fique por dentro de todas as novidades e informações.