Novembro Azul - A prevenção pode salvar vidas
04/11/2021O Novembro Azul é o mês da campanha mundial de combate ao câncer de próstata, o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A campanha teve início em 1999, na Austrália, quando um grupo de amigos se juntou e chamou atenção para a saúde masculina.
No nosso país, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A cada ano o movimento de conscientização ganha mais força e o preconceito com o exame de toque diminui.
O que é o Câncer de próstata?
O câncer de próstata é assintomático no início, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata se instala em qualquer área da glândula e, à medida que cresce, vai ocupando gradativamente os lobos direito e esquerdo da próstata.
Prevenção
A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer.
Uma boa dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
- Ter uma alimentação saudável.
- Manter o peso corporal adequado.
- Praticar atividade física.
- Não fumar.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Sintomas e tratamento
Para investigar os sinais do câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.
Exame de toque: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo, protegido por uma luva lubrificada, no reto. Esse exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
O tratamento é feito por meio de uma ou de várias técnicas que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.
Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.