BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Dezembro Vermelho - Mês da conscientização ao combate ao HIV e IST

15/12/2021

Dezembro Vermelho é a campanha de prevenção contra o Vírus HIV, a AIDS e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), que tem como objetivo principal levar informação para a população a respeito das formas de prevenção, tratamentos e perigos que envolvem essas doenças. No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, a data foi estabelecida mundialmente em 1987 pela ONU. A campanha mobiliza diversas ações relacionadas ao enfrentamento às IST's em conjunto com o SUS (Sistema Único de Saúde).

HIV e AIDS

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da AIDS que ataca diretamente o sistema imunológico, responsável pelas defesas do organismo. O que as pessoas não sabem é que ser portador do vírus do HIV não é o mesmo que ter AIDS. Existem soropositivos (pessoas infectadas pelo vírus) que vivem sem desenvolver a doença (AIDS) e nem manifestar sintomas, mas ainda podem transmitir para outras pessoas através da relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de agulhas contaminadas, de mãe para filho, através do parto e da amamentação e quando não se previnem. Por isso, é importante fazer o teste e se proteger de todas as formas.

Preocupados com o avanço do HIV no mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a UNAIDS. No Brasil, o Grupo foi criado com o objetivo de contribuir para a conquista do acesso universal às intervenções integrais para a prevenção e tratamento de HIV/AIDS, e também de atenção e apoio às pessoas vivendo com HIV e/ou AIDS.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual sem o uso de preservativos com uma pessoa contaminada. 

As principais IST são:

- Herpes genital;

- Cancro Mole;

- HPV;

- Doença Inflamatória Pélvica (DIP);

- Donovanose;

- Gonorréia e infecção por Clamídia;

- Linfogranuloma Venéreo (LGV);

- Sífilis;

- Infecção pelo HTLV;

- Tricomoníase.

Principais sintomas

Algumas IST se manifestam por meio de feridas, verrugas, anogenitais, corrimento, dor pélvica, ardência ao urinar, entre outros. Já os sintomas do HIV são semelhantes aos da gripe, podendo ser:

- Febre

- Aumento dos gânglios linfáticos

- Garganta inflamada

- Erupção cutânea / assaduras

Porém, você não pode supor que foi contaminado apenas se tiver esses sintomas. O HIV também pode não manifestar nenhum sintoma durante um tempo. A única forma eficaz de saber se você está infectado ou não é fazendo um teste.

Prevenção

A forma mais comum e eficaz de prevenção contra as IST's é pelo uso de preservativos durante a relação sexual. Caso tenha contato com o vírus, existe a possibilidade de dois tratamentos imediatos: Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e o Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PreP). Desde 1996 o SUS oferece gratuitamente os remédios de tratamento e prevenção. Caso tenha suspeita de que foi infectado, não espere, procure o posto de saúde mais próximo!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir