BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

5 Motivos para contratar uma empresa de saúde ocupacional

17/06/2021

O bem-estar dos colaboradores é uma parte importante do patrimônio de uma organização. Uma equipe saudável que trabalha em um ambiente que se sente bem e valorizada tem um desempenho muito melhor.

Portanto, é importante considerarmos que a contratação de uma empresa de saúde ocupacional é um passo essencial em direção ao  bem-estar de sua equipe.

Mas será que você conhece todos os benefícios que uma empresa de saúde ocupacional pode proporcionar a sua organização? Confira abaixo alguns deles.

 

Prevenção de acidentes e doenças

Os prejuízos ocasionados pelos afastamentos oneram de maneira operacional e financeira. Portanto, manter os exames em dia em conjunto com ações preventivas, reduzem a incidência de doenças e acidentes no ambiente de trabalho.

Uma empresa especializada pode promover saúde aos colaboradores através de visitas técnicas de médicos e engenheiros de segurança do trabalho. Além disso, medidas como ginástica laboral e gestão de ergonomia podem ser implementadas.

Assim, um bom acompanhamento não apenas previne doenças e acidentes, mas aprimora a saúde e o bem-estar, trazendo uma melhor qualidade de vida aos colaboradores.

 

Diminuição das ausências e melhoria da motivação

O controle do absenteísmo é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas. Sua ocorrência é fator de custo e de dificuldades operacionais para a substituição dos ausentes.

Por sua vez, o trabalho preventivo realizado por uma empresa de saúde ocupacional reduz significativamente o absenteísmo. Simultaneamente, promove saúde e qualidade de vida, trazendo melhoria no ambiente de trabalho.

 

Redução de custos

Existem diversos motivos pelos quais cuidar da saúde dos funcionários pode reduzir custos. Podemos destacar:

 ➲ Redução de acidentes;

 ➲ Contenção de afastamentos;

 ➲ Redução de faltas;

 ➲ Retenção de despesas trabalhistas;

 ➲ Limitação de despesas fiscais por descumprimento da legislação.

Uma boa assessoria em saúde ocupacional desenvolverá soluções eficazes para que todas essas vantagens sejam alcançadas com a melhor relação custo-benefício.

 

Aumento da produtividade

As atividades preventivas são capazes de promover a melhoria do desempenho. Considere que pessoas produzem mais em ambientes saudáveis.

Portanto, promover o bem-estar levará ao maior empenho nas atividades, aumentando a produtividade. Esses resultados são facilmente observados quando existe um planejamento na condução das ações de saúde ocupacional.

 

Atendimento à legislação

A legislação que rege as relações de trabalho é bastante extensa e exige que as empresas tomem uma série de medidas. Tudo deve ser seguido com muito cuidado, uma vez que os custos fiscais pelo não cumprimento dessas das normas regulamentadoras podem ser muito elevados.

A orientação de uma empresa de saúde ocupacional no cumprimento dessas obrigações é essencial. Ela pode manter em dia todas as iniciativas compulsórias evitando processos, custos adicionais e multas.

Portanto, estar com a documentação em dia é imprescindível para se evitar transtornos fiscais. O cumprimento das regulamentações é uma atividade que pode ser conduzida por empresas como a Meta.

Entender todas as vantagens de se contratar uma empresa de saúde ocupacional pode facilitar a tomada de decisões em sua organização. No entanto, considere sempre a opção por uma prestadora de serviços especializada, estabelecida e reconhecida no mercado.

Ficou interessado? Entre em contato conosco!

Para ficar por dentro de outras dicas, nos siga nas nossas redes sociais.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir