BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

5 dicas para se livrar do sedentarismo

20/05/2021

A ausência de exercícios físicos no dia a dia é péssima para o colaborador e para a empresa. Afinal, pessoas saudáveis e ativas podem aumentar a produtividade, ser mais participativas e reduzir os custos. Portanto, planejar e formular medidas que incentivem os colaboradores a abandonar o sedentarismo podem ser ótimas iniciativas para melhorar a saúde da empresa e de todos dentro dela.

Grande parte das organizações já perceberam as recompensas que essas ações podem trazer. De acordo com a pesquisa da Mercer, quase 70% das empresas latino-americanas gastam parte de seus orçamentos com o bem-estar da equipe. Ao falar em planos de saúde 72% deles focaram na prática de exercícios físicos.

 

Mas afinal, o que é sedentarismo?

Um estilo de vida sedentário pode ser definido como a falta ou a redução da atividade física de um indivíduo. O sedentarismo é considerado pelos especialistas como uma doença do século 21 e está relacionada aos comportamentos cotidianos. O hábito de vida sedentário costuma estar associado a outras práticas não saudáveis, como a má alimentação e o tabagismo. Esse padrão de vida nocivo acarreta graves problemas para a saúde.

Entre as consequências do sedentarismo, podemos citar doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e até câncer.

Para prevenir ou reverter um quadro de sedentarismo é necessário introduzir a prática de atividades físicas na rotina associada a uma alimentação equilibrada e controle de vícios nocivos à saúde.

 

Como incentivar o funcionário a sair do sedentarismo?

Para incentivar o funcionário a sair do sedentarismo, a empresa deve investir em benefícios e iniciativas que estimulem a atividade física. Há muitas empresas que já implementaram essa estratégia e estão tendo bons resultados.

Preparamos 5 sugestões para que a atividade física seja algo mais presente do dia a dia de sua empresa. Confira abaixo:

 

1 • Estimule o uso da escada

Subir e descer escada  é uma atividade física que trabalha os músculos das pernas. Além de auxiliar na perda de peso esse tipo de atividade física também aumenta a resistência. Mesmo que os andares estejam distantes, o colaborador pode ser estimulado a descer ou subir alguns lances de escada e fazer o restante do percurso de elevador.

2 • Reposicione lixeiras, impressoras e bebedouros

Faça com que os colaboradores se movimentem dentro do escritório. Reposicione lixeiras, impressoras e bebedouros em locais que permitam caminhadas. Além da pausa na rotina de ficar sentado o dia todo, essa ação promoverá interação entre os colaboradores.

 

3 • Cultura de bem-estar

Promover cultura de bem-estar envolve diálogo contínuo e medidas de longo prazo que estimulem a qualidade de vida, começando com alimentação saudável e exercícios físicos. A empresa pode organizar as iniciativas abaixo:

▶ Ações preventivas de saúde e segurança no trabalho;

▶ Programas de conscientização sobre hábitos saudáveis dentro e fora do trabalho;

▶ Campanhas contra tabagismo, alcoolismo e diversos tipos de doenças;

▶ Divulgação de materiais relevantes e palestras com especialistas.

4 • Uso de bicicleta

O uso da bicicleta é a melhor opção para quem mora perto. Esse exercício trabalha vários grupos musculares e traz benefícios surpreendentes para a saúde. Se a empresa tiver um bicicletário e um vestiário para dar suporte, certamente muitos funcionários irão aderir à ideia.

 

5 • Investir em ginástica laboral

Promover sessões de ginástica laboral é uma ótima maneira de incentivar o funcionário a sair do sedentarismo. Apesar de não serem exercícios muito intensos, são suficientes para prevenir lesões e afastamentos devido à má postura.

 

Preparado para colocar em prática as nossas sugestões sobre como ajudar os colaboradores no combate ao sedentarismo? Para ficar por dentro de outras dicas relativas à melhoria de qualidade de vida dos funcionários, nos siga nas nossas redes sociais!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir