BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Norma Regulamentadora 11 e suas funções

21/10/2022

Para o ambiente de trabalho ser seguro existem leis, medidas provisórias e a NR-11, para garantir que todos os direitos de proteção e equipamentos sejam usados corretamente. 

Atividades que envolvem diretamente o controle de elevadores, guindastes e máquinas industriais possuem riscos de acidentes, por isso, a empresa deve estar alinhada com as regras da NR-11. Essa norma participa da Consolidação de Leis do Trabalho e é importante que a empresa saiba tudo sobre as principais medidas. 

O que é a NR-11?

Transporte de materiais de cargas, manuseio e armazenamento são comuns em alguns trabalhos, com isso, todas as normas regulamentadoras estabelecidas são importantes, pois o objetivo delas é garantir a saúde física do trabalhador. E a NR-11 é uma delas, sendo responsável por determinar medidas de segurança para trabalho dos funcionários com o objetivo de diminuir o número de acidentes. Essa norma determina que empresas públicas ou privadas, com funcionários registrados em CLT, sigam alguns critérios obrigatórios para operação, como:

• Elevadores;

• Guindastes;

• Máquinas transportadoras.

Lembrando sempre que os equipamentos utilizados devem oferecer garantia de segurança e resistência, além de estarem conservados e em condições de trabalho.

As divisões da NR-11

Essa norma regulamentadora é dividida em quatro atividades importantes, que determinam a obrigatoriedades dos requisitos a serem cumpridos.

1. Operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras

Para realização de certos tipos de atividades é preciso o uso de máquinas, com isso, os equipamentos devem oferecer ao colaborador o máximo de segurança e resistência. Nos equipamentos de transporte é obrigatório que o funcionário tenha habilitação com validade de um ano para dirigir e que também esteja com um cartão de identificação com foto e nome completo.

2. Trabalho em atividades de transporte de sacas

Nesse tipo de atividade é comum acontecer acidentes relacionados a ergonomia. Então é necessário estar atento às medidas de segurança, para assim, saber que o transporte será feito de maneira correta. A NR-11 determina, em alguns casos, o uso de cintos ergonômicos com suspensórios, esteiras-rolantes, gavetas ou empilhadeiras.

3. Armazenamento de materiais

É importante estar atento ao armazenamento de materiais, pois ao deixar essa medida de lado, os riscos aos funcionários podem surgir. O armazenamento deve seguir os requisitos de segurança para cada tipo de material.

4. Movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais

A NR-11 determina que todos equipamentos possuam identificação de carga máxima, para registro, manutenção e inspeção. É importante também que o fabricante forneça o manual de instruções, além de oferecer a capacitação do operador.

Como aplicar a NR-11?

A NR-11 determina que a capacitação dos seus colaboradores seja obrigatória, pois todo conhecimento faz a diferença na hora de realizar determinadas atividades. Além disso, você conscientiza o seu funcionário sobre a importância de respeitar as normas de segurança.

A capacitação dessa norma é dividida em 3 módulos:

1º) Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho – carga horária de 16 horas;

2º) Estudo do conteúdo da NR-11 – carga horária de 4 horas;

3º) Segurança na operação – carga horária de 16 horas.

Esses são apenas módulos básicos, mas podem ser modificados de acordo com a atividade que seus colaboradores exercem. Também vale ressaltar que dependendo da atividade que o colaborador irá realizar, ele precisa passar pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Com isso, além do treinamento, o exame comprovará que o funcionário está apto para usar a máquina relacionada a sua função.

A capacitação e o treinamento são de responsabilidade do empregador. Invista em reciclagens de conteúdo, palestras e ações de conscientização. É extremamente importante que seus colaboradores não esqueçam a importância da NR-11!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir