Dezembro laranja: câncer de pele corresponde a 30% dos tumores malignos registrados no Brasil
02/12/2021O Dezembro Laranja é o mês da campanha mundial de combate ao câncer de pele, o qual é considerado o mais frequente no Brasil e no Mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ele corresponde a 27% de todos os tumores malignos do país e cerca de 185 mil novos casos são registrados por ano.
O que é o câncer de pele?
O câncer de pele é provocado pelo crescimento descontrolado das células que compõem a pele e formam camadas e, de acordo com a camada afetada, é definido qual o tipo de câncer. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do tumor, que pode estar associada à exposição prolongada ao sol ou a bronzeamentos artificiais. O câncer de pele é dividido entre diferentes tipos e os mais comuns são:
Carcinoma basocelular (CBC): Surge nas regiões mais expostas ao sol, como face, orelha, pescoço, couro cabeludo, ombro e costas. Tem baixa letalidade e, se diagnosticado precocemente, pode ser curado.
Carcinoma espinocelular (CEC): Pode desenvolver-se em todas as partes do corpo e são duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Alguns casos estão associados a feridas crônicas e cicatrizes na pele.
Melanoma: Em geral, tem a aparência de uma pinta ou sinal na pele. No início se desenvolve apenas na camada superficial, facilitando a remoção. No estágio mais avançado a lesão é profunda e espessa, aumentando a chance de metástase para outros órgãos e diminuindo as oportunidades de cura.
Prevenção
Conhecer bem a sua pele é o primeiro passo para prevenir o câncer, já que ele pode se parecer com pintas ou outras lesões. O diagnóstico precoce também é muito importante, pois, quando descoberto em seu estágio inicial, as chances de cura são superiores a 90%.
Veja os fatores que mais ajudam a preveni-lo:
-Evitar o sol entre 10h e 16h;
-Usar protetor solar FPS 30 e replicá-lo a cada duas horas;
-Utilizar chapéu, bonés, óculos escuros ou roupas compridas;
-Manter uma boa hidratação da pele.
Sintomas e tratamento
Os principais sintomas são: manchas que coçam, pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e feridas que não cicatrizam. Mas é importante estar atento, pois o câncer de pele pode apresentar todas as alterações ou apenas uma ou duas. O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e o tratamento varia de acordo com o nível da doença, podendo ser acompanhada apenas de radioterapia e quimioterapia ou, em casos mais graves, precisando de cirurgia para retirada do tumor.
Se notar qualquer mudança repentina na pele, procure um dermatologista. Ele é o profissional indicado para avaliar e fazer os exames necessários.