Setembro Amarelo - Mês de prevenção ao suicídio
31/08/2022O Setembro Amarelo é o mês oficial de prevenção ao suicídio. Ele foi escolhido para comemorar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece no dia 10 do mês. A campanha teve início em 2015 e foi fundada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e também pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicidio é a 3ª causa de morte entre brasileiros de 15 a 29 anos, sendo a maior parte por transtornos mentais. Alguns outros dados apontam que cerca de 12 mil casos de sucidio são registrados todos os anos no Brasil, e mais de 1 milhão em todo mundo.
A campanha Setembro Amarelo no Brasil
Foi originalmente implantada no Brasil em 2015, junto com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o intuito de dar visibilidade a essa causa no país. Com o passar dos anos, escolas, faculdades e entidades do setor público e privado se envolveram no movimento.
Hábitos para melhorar a saúde mental
O Setembro Amarelo foca na conscientização da saúde mental, além de combater os preconceitos ainda existentes sobre transtornos psicológicos. Confira alguns hábitos para praticar neste mês e manter a sua cabeça e o seu corpo saudáveis:
• Se exercitar regularmente;
• Manter uma alimentação saudável;
• Dormir bem todas as noites;
• Ter momentos com família e amigos;
• Conversar com alguém;
• Procurar ajuda.
É possível detectar uma pessoa suicida?
Não podemos prever uma pessoa suicida, mas elas costumam dar diversos sinais. Ao perceber qualquer um, é essencial incentivar essa pessoa a buscar ajuda profissional, de preferência um psiquiatra ou psicólogo. Também é muito importante estar sempre em contato, se mostrar disponível e escutar sem julgamentos. 90% das mortes por suicidio poderiam ser evitadas se diagnosticadas posteriormente.
Se você precisa de ajuda, ou conhece alguém que está em risco, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e fale com um dos atendentes. Os voluntários ficam disponíveis por 24 horas, com atendimento pelo telefone 188 e/ou via chat on-line no site: www.cvv.org.br
Não hesite em procurar ajuda!