Dicas para o foco e a organização em tempos de pandemia
01/12/2021Após um ano desde o início do isolamento social e do home office, algumas pessoas têm que lidar com os impactos negativos em sua qualidade de vida, devido à mudança repentina na rotina. Alguns cuidados simples podem ser tomados para ajudar a diminuir esses efeitos.
Um dos principais impactos é a dificuldade de manter o foco no trabalho e no estudo, e é comum que a ansiedade e a pressão aumentem. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter a organização nas suas atividades.
Controle sua respiração
Aprender técnicas de respiração pode ajudar a manter o foco e a concentração na atividade que você está realizando. A respiração abdominal, ou utilizando o diafragma, é a técnica destinada aos iniciantes.
Comece lentamente uma respiração profunda de modo que você consiga sentir seu abdômen se contraindo e expandindo, sem que seja forçado. Depois coloque uma mão no peito e outra na barriga, concentre sua respiração profunda pelo nariz. Realize esse movimento de 6 a 10 vezes diariamente.
Mantenha-se hidratado
A hidratação faz com que o cérebro mantenha a energia, memória e atenção, evitando dores de cabeça, confusão mental e dificuldades de concentração.
Faça pausas durante o seu horário de trabalho
É muito importante para seu bom desenvolvimento fazer pausas periódicas. Vá ao banheiro, alongue-se, beba água ou tome um cafezinho. Esses momentos de descompressão são necessários para manter a motivação e a concentração no trabalho.
A organização é essencial
A falta de organização pode gerar o caos e fazer com que você perca ainda mais o foco. Por isso, manter a organização é indispensável, tanto do ambiente quanto das suas tarefas.
Separe suas metas do dia por temas e as liste por ordem de prioridade, assim você não deixa nenhuma tarefa em atraso.
Seguindo essas dicas você vai conseguir atingir seu potencial máximo, sem interferir na sua qualidade de vida e no seu desempenho. O modo em que levamos o nosso dia a dia interfere, e muito, em nossa produtividade e capacidade de foco. Porém, caso sinta que precise de uma ajuda profissional, não hesite em procurar um psicólogo.