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Problemas de saúde mental: como se manifestam no trabalho?

27/05/2021

Estudos indicam a prevalência de determinadas condições diagnósticas no local de trabalho. Entendê-las e identificá-las é essencial. Como é de se esperar, isso ajuda o RH a entender como os membros da equipe podem responder a esses obstáculos e também permite que sua empresa tome as medidas necessárias para fornecer os recursos certos.

Confira a seguir algumas dessas condições e como elas se manifestam no local de trabalho.

1. TDA/TDAH

Transtorno do déficit de atenção e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade são as duas doenças mais comumente diagnosticadas no mundo. Um estudo realizado em 2016 descobriu que mais de 218 milhões de adultos em todo o mundo apresentam esses transtornos.

TDA/ TDAH é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de concentração de uma pessoa e, na maioria dos casos, está relacionado à capacidade de trabalho diminuída ou prejudicada.

Os sintomas mais comuns incluem: incapacidade de permanecer quieto, fala excessiva, interrupção contínua da conversa, comportamento impulsivo, facilidade de cometer erros descuidados, dificuldade em concluir tarefas a tempo, perda frequente de itens, dificuldade em seguir instruções e menor habilidade organizacional ou de gerenciamento de tempo.

Existe tratamento para o TDA/ TDAH. Facilitar o acesso a profissionais médicos qualificados permitirá que os colaboradores obtenham medicamentos prescritos para ajudar a manter o foco. Se preferirem não usar medicação, as consultas regulares com um terapeuta podem ajudá-los a desenvolver as habilidades necessárias para controlar seus sintomas.

No local de trabalho, a empresa pode ajudar os funcionários disponibilizando ambientes que possam ser usados esporadicamente e que limitem as distrações pelo período de tempo que eles precisarem. Por exemplo, espaços ou cabines silenciosas cumprem muito bem esse papel.

2. Ansiedade

Transtorno de ansiedade é um termo amplo usado para descrever uma variedade de doenças, incluindo transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, agorafobia e transtorno de estresse pós-traumático. No total, mais de 264 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por uma ou mais dessas doenças.

A ansiedade geralmente afeta a saúde emocional de uma pessoa e pode aumentar a irritabilidade, insônia, desatenção e cansaço, gerando pensamentos ou comportamentos irracionais, medo ou preocupação excessiva, pensamentos perturbadores ou intrusivos, inquietação e náusea.

Se os funcionários geralmente tiram folga antes das datas programadas para grandes projetos ou palestras, fazem muitas perguntas, parecem irritáveis demais ou têm dificuldade para concluir tarefas, eles podem ter desenvolvido uma dessas condições.

Os transtornos de ansiedade podem ser tratados com psicoterapia e medicamentos. A meditação também provou ser muito eficaz no alívio ou prevenção da ansiedade, portanto, considere fornecer recursos de saúde mental para os funcionários. O descanso adequado também é muito importante para a saúde mental dos funcionários, pois a falta de sono pode exacerbar os sintomas de ansiedade.

3. Depressão

Aproximadamente 300 milhões de pessoas em todo o mundo foram diagnosticadas com depressão. Essa condição afeta principalmente o humor de uma pessoa, levando a episódios persistentes ou periódicos de dor, desespero e tristeza.

Os sintomas comuns incluem perda de interesse, apatia, desatenção, irritabilidade excessiva, fadiga, mudanças inesperadas de humor, dificuldade em adormecer, insatisfação geral e ganho ou perda inesperada de peso. No trabalho, isso se manifesta em ausências excessivas, dificuldades em trabalhar com outros membros da equipe, diminuição da qualidade do trabalho e explosões emocionais inesperadas.

Além de medicamentos e psicoterapia, praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável também pode ajudar seus funcionários a reduzir o risco de depressão. Estudos mostraram que uma dieta rica em grãos integrais, frutas, vegetais, peixes e laticínios com baixo teor de gordura está associada a um risco reduzido de depressão, portanto, considere fornecer a seus funcionários recursos nutricionais.

Problema de saúde mental é coisa séria. Antes de ser difícil para a empresa, é mais difícil ainda para quem está passando por isso. Portanto, um olhar mais humano é essencial.

Disponibilize os recursos certos e que façam a diferença. Isso fará bem para o indivíduo e, consequentemente, para o sucesso da sua empresa.

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