BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Por que investir em saúde ocupacional?

11/05/2021

De acordo com um levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho, atrás da China, Índia e Indonésia. De acordo com o Digital Workplace Health and Safety Observatory, o país registrou mais de 3,5 milhões de acidentes de trabalho entre 2012 e 2016. Cerca de 14.000 deles foram fatais.

A saúde ocupacional surgiu da necessidade de criação de uma área da saúde específica para cuidar do ambiente de trabalho dos colaboradores, promovendo a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida de todos dentro da empresa.

No entanto, esse investimento não é benéfico apenas para os colaboradores. A implantação de um sistema de prevenção de acidentes pode trazer muitas vantagens para as empresas, desde a melhoria da qualidade de vida ao aumento da produtividade e redução de custos.

Redução dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Os empregadores que investem em segurança e saúde ocupacional podem prevenir situações que possam colocar em risco a saúde física e mental dos seus colaboradores. Através de medidas de prevenção de riscos e promoção da saúde, o risco de doenças ocupacionais e do trabalho é reduzido significativamente.

Diminuição de custos

Isso acontece devido a dois motivos principais: o primeiro baseia-se no fato de que a empresa gastará menos com licenças médicas e indenizações concedidas pela justiça por causa de acidentes que poderiam ter sido prevenidos. O segundo, diz respeito ao fato de que há menos interrupções, o que, logicamente, são prejudiciais para a empresa.

Além disso, ao realizar a troca de maquinários, por exemplo, é possível que ocorra a eliminação do ambiente insalubre e, com isso, a empresa não terá mais que arcar com adicional de insalubridade. O mesmo se aplica para outras taxas, como o valor pago de adicional de periculosidade.

Como sabemos, a segurança do trabalho é uma obrigação prevista em lei e as empresas precisam estar preparadas para receber inspeções do Ministério do Trabalho e visitas de órgãos responsáveis municipais ou estaduais.

Portanto, o investimento adequado neste setor garante a redução ou mesmo eliminação de complicações com a fiscalização do trabalho, multas e processos trabalhistas.

Melhoria da motivação e produtividade da equipe

O investimento em saúde e segurança ocupacional é fundamental para a satisfação dos funcionários. Um ambiente seguro e saudável, pode fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho dos colaboradores, por fazerem parte de uma organização que se preocupa com próprio bem-estar dos mesmos.

Além disso, com ambientes que não apresentam riscos ocupacionais, os colaboradores tendem a ficar mais motivados e focados em suas atividades, com menos dificuldades para realizar as tarefas. Como resultado, os empregadores podem fazer melhor uso da mão de obra.

Quer saber como promover a saúde ocupacional da empresa? Então, nos siga no Facebook, LinkedIn e Instagram para acompanhar as nossas dicas!

Para saber mais ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco.

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir