BLOG

Fique por dentro das nossas novidades e atualizações.

Home Office: Como está a saúde dos seus colaboradores?

16/11/2020

Não é segredo para ninguém que o Home Office veio para ficar. Esta modalidade revoluciona o mercado, pois prova todos os dias que produtividade e conforto podem andar de mãos dadas.

Entretanto, qual é o limite do conforto quando falamos de saúde e ergonomia?

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), reconhece o Home Office como uma forma de trazer equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores por conferir principalmente a autonomia sobre as horas de trabalho.

Apesar disso, a OIT entende que este modelo de teletrabalho pode prejudicar a aplicação dos princípios de prevenção no que se refere a saúde e segurança no trabalho.

As principais complicações apresentadas pela mudança no método de trabalho são: LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Sendo os principais sintomas dor, fadiga, parestesia que aparecem de forma insidiosa principalmente nos membros superiores, além de desordens de cunho psíquico e cognitivo.

Pesquisas realizadas pela agencia alemã IFA, nos mostram as impactos causados na Saúde e Segurança Ocupacional. Foi destacado que 45% dos colaboradores realizam atividades em casa regularmente e um houve aumento expressivo na manifestação de doenças de ordem osteomuscular.

Dessa forma, foram apresentados pelos profissionais de SST, fatores de risco no Home Office, que podem trazer prejuízos em potencial para os colaboradores, tais como: Inadequação do posto de trabalho, posturas inadequadas, carga osteomuscular, exigências cognitivas, entre outros.

Por ainda ser um modelo de trabalho que está sendo usado ocasionalmente, cabe a nós realizarmos praticas saudáveis. Pensando nisso, separamos 3 dicas essenciais para promover a saúde dos colaboradores no Home Office.

Ginastica Laboral - Esta modalidade que leva entre 5 a 10 minutos, pode prevenir doenças ocupacionais, além de poder proporcionar um aumento da produtividade, correção da postura e redução do estresse.

Hábitos de descanso - Apesar de toda a comodidade, é ideal estabelecer intervalos durante o dia. Pausas para descanso e alongamento são bem-vindas.

Pratique a Ergonomia - Verifique se o mobiliário atende os requisitos descritos pela NR 17 da OIT e confira se todos objetos estão devidamente posicionados. Algumas dicas de ergonomia:

Monitor: O topo do monitor deve estar na altura dos olhos. Cadeira: Ideal que tenha encosto, apoio para os braços e ajuste de altura. Braços: Os ombros devem permanecer relaxados, os antebraços precisam estar paralelos ao chão e evite dobrar os pulsos. Pernas e pés: As coxas devem estar sempre paralelas ao chão. Caso necessário, utilize um apoio para os pés.

Diversos estudos demonstram o atual desafio para as organizações realizarem a certificação e monitoria de como as pessoas trabalham (método, postura, tempo) fora da empresa.

Neste sentido, para garantir a Saúde e Segurança Ocupacional, reduzir os afastamentos dos colaboradores e assegurar a qualidade e produtividade das operações da empresa, nós da META, criamos o GERCO.

Esta nova plataforma, proporciona um ambiente digital completo para a monitoria da ergonomia dos colaboradores. Com a eficiência dos algoritmos avançados, disponibiliza indicadores de ergonomia, mapeamento de riscos, indicadores e muitos outros recursos para contribuir na sua gestão.

Para saber mais acesse: www.gergo.metamed.com.br/ergonomia

E confira novos conteúdos pelo Instagram clicando aqui!

Para que possamos prestar os nossos serviços, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações a seu respeito. A Meta poderá coletar dados pessoais fornecidos diretamente por você, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço prestado. Caso tenha dúvidas, visite nossa política de privacidade.

Aceitar e prosseguir